Further Remarks on Manuscript P-Cug MM 3 and its Collection of Masses

Autores

DOI:

https://doi.org/10.57885/0051.rpmns.10/2.2023

Palavras-chave:

Estudo de fontes, Atribuição de fontes, Tipos de apresentação, Missa de imitação na década de 1570, Santa Cruz de Coimbra

Resumo

Este artigo revisita o manuscrito P-Cug MM 3 e propõe novas hipóteses sobre a sua produção e estrutura original. É dada particular atenção à colecção de seis missas que nele se contém, para cinco das quais se identificam os modelos. O uso recorrente de tipos de apresentação que envolvem entradas em três notas diferentes reafirma a autoria de Francisco de Santa Maria para a totalidade do repertório e a autoria do conteúdo reforça a natureza autógrafa do manuscrito.

Biografia Autor

João Pedro d'Alvarenga, CESEM / Faculdade de Ciências Sociais e Humanas / Universidade NOVA de Lisboa

João Pedro d’Alvarenga is a Principal Researcher with Habilitation at the School of Social Sciences and Humanities at Nova University Lisbon. He has served as the Coordinator of the Early Music Studies Research Group and as the Executive Secretary of the Board of CESEM – Centre for Music Studies. He also co- coordinated the ‘Archives’ Thematic Line at IN2PAST – Associate Laboratory for Research and Innovation in Heritage, Arts, Sustainability, and Territory. His research has focused mainly on Aquitanian-Iberian medieval chant and its sources, keyboard music, and Iberian polyphony from around 1500 to the early decades of the eighteenth century.

Downloads

Publicado

2025-10-28

Como Citar

d'Alvarenga, J. P. (2025). Further Remarks on Manuscript P-Cug MM 3 and its Collection of Masses. Revista Portuguesa De Musicologia, 10(2), 233–250. https://doi.org/10.57885/0051.rpmns.10/2.2023

Edição

Secção

Artigos (revisto por pares)

Artigos Similares

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Também poderá iniciar uma pesquisa avançada de similaridade para este artigo.