O manuscrito CIC 60 da Biblioteca Nacional de Lisboa: Os repertórios e os seus contextos

Autores

  • Owen Rees

DOI:

https://doi.org/10.57885/rpmns.147

Resumo

Este manuscrito figura entre as fontes portuguesas do início do século XVI que contêm exemplos de canção vernácula, sendo também um dos poucos que em Portugal preservam polifonia dos finais do século XV e princípios do século XVI com texto latino. Podem identificar-se numerosas concordâncias para as obras do manuscrito CIC 60 com texto em latim, revelando o exame das respectivas leituras uma relação estemática próxima das leituras dos manuscritos de Santa Cruz de Coimbra, facto que pode relevar na determinação da sua proveniência. A análise das texturas preponderantes e a comparação com repertórios espanhóis específicos sugerem uma datação provável das canções. Finalmente, o artigo trata aquelas canções que são - ou são provavelmente - baseadas em melodias correntes, associadas aos respectivos textos.

Biografia Autor

Owen Rees

OWEN REES obteve o MA e o doutoramento (um estudo de fontes de Santa Cruz de Coimbra) na Universidade de Cambridge e ensinou em Oxford antes de ingressar no Departamento de Música da Universidade de Surrey. Publicou estudos sobre música portuguesa, inglesa e espanhola dos séculos XV-XVII, incluíndo um livro, capítulos sobre William Byrd e sobre a música para o teatro dos jesuítas em Coimbra, além de artigos na Early Music History, no Journal of the Royal Music Association e na Early Music. Dirige o Cambridge Taverner Choir e A Capella Portuguesa, com os quais tem gravado e radiodifundido polifonia portuguesa antiga.

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Publicado

2014-12-20

Como Citar

Rees, O. (2014). O manuscrito CIC 60 da Biblioteca Nacional de Lisboa: Os repertórios e os seus contextos. Revista Portuguesa De Musicologia, 4, 53–94. https://doi.org/10.57885/rpmns.147

Edição

Secção

Artigos (revisto por pares)