Some Observations on Parody Masses by Magalhães, Cardoso and Garro

Autores

  • Owen Rees

Resumo

Este artigo refere-se a quatro missas paródia publicadas em Portugal: 1. O modelo para a Missa Veni Domine de Filipe de Magalhães ­ que não tinha sido anteriormente identificado - é o motete Veni Domine de Francisco Guerrero; Magalhães faz uso de todos os oito motivos do motete; 2. Nenhuma relação musical tinha sido anteriormente estabelecida entre a Missa Anima mea turbata est valde de Manuel Cardoso e o motete de D. João IV com o mesmo incipit, de que só se conhecem duas partes vocais; o motete é na realidade o modelo para a Missa, e a comparação entre as duas obras evidencia não só a técnica de paródia de Cardoso como também aspectos dos hábitos compositivos de D. João IV; 3. O «motivo de cabeça» da Missa O soberana luz de Magalhães poderá ser derivado da Missa Fili quid fecisti nobis sic de Francisco Garro; 4. É possível que a Missa Domine in virtute tua lætabitur rex de Garro tenha sido baseada num motete perdido de Philippe Rogier.

Biografia Autor

Owen Rees

OWEN REES obteve o MA e o doutoramento (um estudo de fontes de Santa Cruz de Coimbra) em Cambridge e ensinou em Oxford antes de ingressar no Departamento de Música da Universidade de Surrey. Em 1997 regressou a Oxford como Fellow do Queen's College, e professor no Somerville College e na Faculdade de Música. Publicou estudos sobre música portuguesa, inglesa e espanhola dos séculos XV-XVII, incluindo um livro, capítulos sobre William Byrd e sobre a música para o teatro dos jesuítas em Coimbra, e vários artigos em revistas da especialidade. Dirige o Cambridge Taverner Choir e A Capella Portuguesa, com os quais tem gravado e radiodifundido polifonia portuguesa antiga.

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Publicado

2014-12-20

Como Citar

Rees, O. (2014). Some Observations on Parody Masses by Magalhães, Cardoso and Garro. Revista Portuguesa De Musicologia, 7–24. Obtido de https://rpm-ns.pt/index.php/rpm/article/view/150

Edição

Secção

Artigos (revisto por pares)