Ludwig Wittgenstein: Linhas de pensamento e a influência dos experimentos musicais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.57885/0052.rpmns.10/2.2023

Palavras-chave:

Wittgenstein, Música, Interpretação musical, Formalismo, Compreensão, Sentido

Resumo

No pensamento de Ludwig Wittgenstein encontramos uma fecundidade de experimentos de pensamento – movimentos imaginativos – que têm na experiência musical a sua fonte. A importância do seu pensamento não decorre apenas de uma musicophilia (o que já não seria de menosprezar tendo em conta os poucos filósofos que a ela se dedicaram na história da filosofia, sendo Schopenhauer e Nietzsche as excepções fulgurantes do século XIX), mas, principalmente, do modo como a música interpenetrou todo o seu pensamento fornecendo-lhe as pedras-de-toque essenciais para o engendramento e criação de conceitos. Se, no Tratado lógico-filosófico, a sua primeira filosofia, a música aparece desde logo numa inquietação essencialista, é nos seus escritos posteriores, nomeadamente após a viragem gramatical dos anos 30 – em que a sua actividade filosófica ganhará uma outra direcção –, que os experimentos musicais ganharão uma preponderância vital, já não numa perspectiva ontológica, mas numa perspectiva da praxis, do agir musical, em que as noções de compreensão e de sentido estarão em jogo. Deste modo, será à prática do intérprete musical que Wittgenstein fará apelo, integrando-a, de forma fecunda, nos seus Gedankenbewegungen – movimentos de pensamento. Dar a conhecer a singularidade do pensamento wittgensteiniano à luz dos seus experimentos musicais e, principalmente, as intuições musicais que animam o seu pensamento, é o nosso propósito.

Biografia Autor

Paula Carvalho, Instituto de Filosofia / Universidade NOVA de Lisboa

Paula Carvalho é Doutorada em Filosofia/Área de Estética em 2019, pela FCSH/UNL. A sua tese de doutoramento – «Wittgenstein e a Interpretação Musical: Cruzamentos e influências» – tem como motivo principal mostrar como a prática musical tem consequências no pensamento de Wittegenstein ao mesmo tempo que procura elucidações férteis para se pensar a interpretação musical. Investigadora do Culturlab no IFILNOVA, os seus interesses focam-se nas questões estéticas tendo como autores principais Nietzsche, Wittgenstein, Walter Benjamin e Gilles Deleuze. Curso superior de Piano pelo Conservatório Nacional é professora de piano na Escola de Música Nossa Senhora do Cabo, Lisboa.

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Publicado

2025-10-28

Como Citar

Carvalho, P. (2025). Ludwig Wittgenstein: Linhas de pensamento e a influência dos experimentos musicais. Revista Portuguesa De Musicologia, 10(2), 251–278. https://doi.org/10.57885/0052.rpmns.10/2.2023

Edição

Secção

Artigos (revisto por pares)

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