A música no quotidiano das monjas dos séculos XVII e XVIII - mosteiros de beneditinas e ursulinas em Portugal

Autores

  • Elisa Lessa

Resumo

Este artigo descreve e analisa situações históricas que nos permitem entender e construir um corpo de conhecimento relacionado com a prática e o ensino da música nos conventos de beneditinas e ursulinas em Portugal nos séculos XVII e XVIII. São apresentadas algumas regras comparativas relacionadas com a prática da música litúrgica e fontes documentais de natureza normativa, como regras, constituições e regulamentos, são ana­ lisadas, assim como os relatórios oficiais das visitações das autoridades eclesiásticas. As funções das cantoras, instrumentistas e mestras de capela são também enfatizadas, assim como o repertório musical dominante que era usado na vida monástica diária.

Biografia Autor

Elisa Lessa

ELISA LESSA licenciou-se no Departamento de Ciências Musicais da Universidade Nova de Lisboa, obteve o seu Mestrado na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (1992) e doutorou-se na Universidade Nova de Lisboa (1998) com uma dissertação sobre a música nos mosteiros beneditinos portugueses (séculos XVI-XIX). Ensina na Universidade do Minho desde 1987 e é membro da direcção da Associação para a Defesa, Estudo e Divulgação do Património Cultural e Natural. Publicou diversos artigos sobre educação musical e história da música.

Downloads

Publicado

2014-12-20

Como Citar

Lessa, E. (2014). A música no quotidiano das monjas dos séculos XVII e XVIII - mosteiros de beneditinas e ursulinas em Portugal. Revista Portuguesa De Musicologia, 47–58. Obtido de https://rpm-ns.pt/index.php/rpm/article/view/156

Edição

Secção

Artigos (revisto por pares)