Vol. 9 N.º 1 (2022)

					Ver Vol. 9 N.º 1 (2022)
Publicado: 2024-09-02

Editorial

  • Nota dos Editores

    i-iv
    DOI: https://doi.org/10.57885/0023.rpmns.9/1.2022

Dossier Temático (revisto por pares)

  • Introdução. Neste século, em Portugal: Processos musicais e viragem pós-folclórica

    Maria do Rosário Pestana, Jorge Freitas Branco
    1-8
    DOI: https://doi.org/10.57885/0022.rpmns.9/1.2022
  • Riso, encantamento e suspensão: Aporias e paradoxos numa festa transmontana do ciclo de inverno

    Paula Godinho
    9-28
    DOI: https://doi.org/10.57885/0009.rpmns.9/1.2022
  • Charolas de Bordeira, Santa Bárbara de Nexe Algarve Popular Culture, and Collective Memory

    José A. Curbelo
    29-64
    DOI: https://doi.org/10.57885/0010.rpmns.9/1.2022
  • Do «Cancioneiro Minhoto» ao Grupo Folclórico Dr. Gonçalo Sampaio: Discursos e percursos até 1950

    Pedro Moreira
    65-88
    DOI: https://doi.org/10.57885/0011.rpmns.9/1.2022
  • Raros exemplares e escassa memória: Um estudo de caso sobre o revivalismo da viola toeira em Coimbra

    Rui Marques
    89-118
    DOI: https://doi.org/10.57885/0012.rpmns.9/1.2022
  • Como estudar os bombos? Um itinerário de pesquisa entre documentos históricos e o terreno etnográfico

    Lucas Wink
    119-142
    DOI: https://doi.org/10.57885/0013.rpmns.9/1.2022
  • Os instrumentos musicais tradicionais portugueses no ensino especializado de música: Uma ausência (con)sentida

    Jorge Alexandre Costa, Rui Marques
    143-172
    DOI: https://doi.org/10.57885/0014.rpmns.9/1.2022
  • Entre tradição e criação: Dinâmicas das pequenas editoras de música popular de matriz rural em Portugal no século XXI

    Pedro Belchior Nunes
    173-196
    DOI: https://doi.org/10.57885/0015.rpmns.9/1.2022
  • «Este canto é de mulheres!»: Uma história de dominação, «desaparecimento» e resiliência

    Maria do Rosário Pestana
    197-220
    DOI: https://doi.org/10.57885/0016.rpmns.9/1.2022

Recensões: Livros

Recensões: Gravações

Recensões: Bandas Sonoras