Como estudar os bombos?

Um itinerário de pesquisa entre documentos históricos e o terreno etnográfico

Autores

  • Lucas Wink INET-md / Universidade de Aveiro

DOI:

https://doi.org/10.57885/0013.rpmns.9/1.2022

Resumo

Este artigo centra-se nos bombos, um ecossistema da música que no contexto em estudo mobiliza dezenas de indivíduos com bombos, caixas, gaitas de fole e/ou concertinas. A investigação evidenciou o contraste entre a escassez de fontes históricas na etnografia portuguesa e a pujante participação dos bombos nas festas populares. O que dizem as fontes históricas sobre os bombos; em que medida essas fontes expressam uma tensão dentro da própria noção de música que enformou os levantamentos etnográficos oitocentistas e novecentistas; e como indagar sobre a vivacidade deste ecossistema são questões que irei explorar ancorado na literatura que propõe uma viragem do estudo da música ao estudo do som. O meu objetivo é trabalhar para um entendimento dos bombos na relação que estabelecem com os espaços performativos e os seus tocadores. Recorrendo a descrições da minha participação como músico no Grupo de Bombos São Sebastião de Darque, desenvolvo uma narrativa que escrutina os atos de performance, as tensões e distensões que alimentam uma rede de relações entre os intervenientes da Festa; que atenta ao constante diálogo entre repertório, aprendizagem e realização musical com o ambiente físico acústico circundante; que se dirige à afetividade do som experienciado pelos músicos.

Biografia Autor

Lucas Wink, INET-md / Universidade de Aveiro

Lucas Wink frequentou o Mestrado em Ensino da Música (bateria jazz) e concluiu o Mestrado em Música (área da Musicologia) na Universidade de Aveiro. É doutorando em Etnomusicologia nesta instituição, onde realiza uma investigação sobre os Bombos financiada pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia de Portugal (SFRH/BD/139998/2018). Publicou e apresentou trabalhos em revistas e eventos científicos realizados em Portugal, Brasil, Espanha, Inglaterra, Argentina, Bósnia e Herzegovina e Estados Unidos da América. É baterista da Orquestra Bamba Social, coletivo luso-brasileiro sediado na cidade do Porto.

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Publicado

2023-09-29

Como Citar

Wink, L. (2023). Como estudar os bombos? : Um itinerário de pesquisa entre documentos históricos e o terreno etnográfico. Revista Portuguesa De Musicologia, 9(1), 119–142. https://doi.org/10.57885/0013.rpmns.9/1.2022

Edição

Secção

Dossier Temático (revisto por pares)