Como estudar os bombos? Um itinerário de pesquisa entre documentos históricos e o terreno etnográfico

Autores

  • Lucas Wink INET-md / Universidade de Aveiro

Resumo

Este artigo centra-se nos bombos, um ecossistema da música que no contexto em estudo mobiliza dezenas de indivíduos com bombos, caixas, gaitas de fole e/ou concertinas. A investigação evidenciou o contraste entre a escassez de fontes históricas na etnografia portuguesa e a pujante participação dos bombos nas festas populares. O que dizem as fontes históricas sobre os bombos; em que medida essas fontes expressam uma tensão dentro da própria noção de música que enformou os levantamentos etnográficos oitocentistas e novecentistas; e como indagar sobre a vivacidade deste ecossistema são questões que irei explorar ancorado na literatura que propõe uma viragem do estudo da música ao estudo do som. O meu objetivo é trabalhar para um entendimento dos bombos na relação que estabelecem com os espaços performativos e os seus tocadores. Recorrendo a descrições da minha participação como músico no Grupo de Bombos São Sebastião de Darque, desenvolvo uma narrativa que escrutina os atos de performance, as tensões e distensões que alimentam uma rede de relações entre os intervenientes da Festa; que atenta ao constante diálogo entre repertório, aprendizagem e realização musical com o ambiente físico acústico circundante; que se dirige à afetividade do som experienciado pelos músicos.

Biografia Autor

Lucas Wink, INET-md / Universidade de Aveiro

lucaswink@ua.pt

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Publicado

2023-09-29

Como Citar

Wink, L. (2023). Como estudar os bombos? Um itinerário de pesquisa entre documentos históricos e o terreno etnográfico. Revista Portuguesa De Musicologia, 9(1), 119–142. Obtido de https://rpm-ns.pt/index.php/rpm/article/view/442

Edição

Secção

Dossier Temático (revisto por pares)