Riso, encantamento e suspensão:

Aporias e paradoxos numa festa transmontana do ciclo de inverno

Autores

  • Paula Godinho Departamento de Antropologia / IHC / NOVA FCSH

DOI:

https://doi.org/10.57885/0009.rpmns.9/1.2022

Resumo

A partir de um estudo longitudinal das cerimónias do ciclo de inverno no Norte de Portugal, o objetivo deste texto é responder ao aparente paradoxo entre a diminuição do número de residentes do interior transmontano e o crescendo de participação na festa e nas suas derivações. Salienta-se a participação nos cortejos realizados em pontos vários de Portugal e da Europa, bem como a suspensão devida à pandemia, em 2020. Proponho uma abordagem que insere as festas de inverno num tempo longo, e que atende à relação entre «fora» e «dentro». O argumento central baseia-se nas apropriações da cultura em situações contemporâneas, discutindo a coexistência e a transição entre dois tipos de conexão com as celebrações. Uma delas remete para um valor de uso, a outra para um valor de troca, corroborando a transposição de uma sociedade rural articulada com a produção para uma outra associada ao consumo, como amenidade.

Biografia Autor

Paula Godinho, Departamento de Antropologia / IHC / NOVA FCSH

Paula Godinho, PhD Antropologia, 1998. É professora na NOVA FCSH e investigadora no IHC, com trabalho de campo em Portugal, fronteira, Galiza, Ceará. Publicou e organizou várias obras, de que se destaca: «Oír o galo cantar dúas veces»: Identificacións locais, culturas das marxes e construción de nacións na fronteira entre Portugal e Galicia (Imprenta Deputación Ourense, 2011); O futuro é para sempre: Experiência, expectativa e práticas possíveis (Letra Livre e Através Editora, 2017). Coordenou o projeto de inventariação da Festa dos Tabuleiros de Tomar (2018-9) e participou em vários projetos internacionais. Prémio Xesús Taboada Chivite, 2008 (Espanha). Fundadora da Red(e) Ibero-Americana Resistência e/y Memória.

Downloads

Publicado

2023-09-29

Como Citar

Godinho, P. (2023). Riso, encantamento e suspensão: : Aporias e paradoxos numa festa transmontana do ciclo de inverno. Revista Portuguesa De Musicologia, 9(1), 9–28. https://doi.org/10.57885/0009.rpmns.9/1.2022

Edição

Secção

Dossier Temático (revisto por pares)