Tarazona 5: A Reassessment
Palavras-chave:
Tarazona; Peñalosa; Basurto; Requiem; Motete.Resumo
O manuscrito Tarazona 5 desempenhou, por diversos motivos, um papel apenas marginal na compreensão da música sacra espanhola do Renascimento. Tal circunstância justifica uma reavaliação criteriosa. A fonte compõe-se de três secções. Duas delas, atribuídas à mesma caligrafia e produzidas em papel parcialmente comum, têm sido tradicionalmente datadas entre 1517 e 1521, período em que Juan García de Basurto, autor de um Requiem incluído no conjunto, exercia funções na catedral de Tarazona. A análise do restante do repertório, contudo, sugere uma data posterior, muito provavelmente nas décadas de 1530 ou 1540. A terceira secção apresenta data ainda mais tardia, situando-se entre as décadas de 1550 e 1560. A partir dessas datas e de um inventário actualizado, o artigo passa a considerar: o propósito original e o carácter de cada uma das três secções; as informações que elas oferecem acerca de dois inventários do século XVI pertencentes à biblioteca da catedral de Tarazona; a possibilidade de manuscritos perdidos que integrariam o mesmo projecto; as atribuições a Peñalosa, das quais apenas uma revela plausibilidade; e, por fim, o significado de uma polifonia sacra cuja utilidade, no período de sua execução, superava a imponência que possa transmitir aos ouvintes contemporâneos.
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