Tarazona 5: A Reassessment

Autores

Palavras-chave:

Tarazona; Peñalosa; Basurto; Requiem; Motete.

Resumo

O manuscrito Tarazona 5 desempenhou, por diversos motivos, um papel apenas marginal na compreensão da música sacra espanhola do Renascimento. Tal circunstância justifica uma reavaliação criteriosa. A fonte compõe-se de três secções. Duas delas, atribuídas à mesma caligrafia e produzidas em papel parcialmente comum, têm sido tradicionalmente datadas entre 1517 e 1521, período em que Juan García de Basurto, autor de um Requiem incluído no conjunto, exercia funções na catedral de Tarazona. A análise do restante do repertório, contudo, sugere uma data posterior, muito provavelmente nas décadas de 1530 ou 1540. A terceira secção apresenta data ainda mais tardia, situando-se entre as décadas de 1550 e 1560. A partir dessas datas e de um inventário actualizado, o artigo passa a considerar: o propósito original e o carácter de cada uma das três secções; as informações que elas oferecem acerca de dois inventários do século XVI pertencentes à biblioteca da catedral de Tarazona; a possibilidade de manuscritos perdidos que integrariam o mesmo projecto; as atribuições a Peñalosa, das quais apenas uma revela plausibilidade; e, por fim, o significado de uma polifonia sacra cuja utilidade, no período de sua execução, superava a imponência que possa transmitir aos ouvintes contemporâneos.

Biografia Autor

Kenneth Kreitner, University of Memphis

Kenneth Kreitner is Benjamin W. Rawlins Professor of Musicology, Emeritus, at the University of Memphis, where he also directed the Collegium Musicum. His book The Church Music of Fifteenth-Century Spain (Boydell, 2004) won the Robert M. Stevenson Award from the American Musicological Society, and he has written extensively on Spanish church music around 1500, Renaissance instrumental music and performance practice, and American amateur bands. Since retirement, he has returned to his hometown of Honesdale, Pennsylvania.

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Publicado

2025-10-28

Como Citar

Kreitner, K. (2025). Tarazona 5: A Reassessment. Revista Portuguesa De Musicologia, 10(2), 207–232. Obtido de https://rpm-ns.pt/index.php/rpm/article/view/499

Edição

Secção

Artigos (revisto por pares)