Invoking Pedro de Escobar: The Persistence of Cananea and the Placing of Tradition

Autores

  • Dawn De Rycke

Resumo

Os motetes do Evangelho Clamabat autem, que são unicamente ibéricos, estão tacitamente associados à cidade de Sevilha; os compositores que musicaram o texto, com uma única excepção, tinham ligações com aquela cidade. Além disso, esses compositores fazem referência proeminente à versão do mestre de capela sevilhano nascido em Portugal Pedro de Escobar. Se bem que possam ter estabelecido uma relação com a versão de Escobar para o homenagearem, eles estavam a explorar mais precisamente o potencial de referência daquela versão popularizada. Para além disso, um exame da intabulação do motete feita pelo cónego da Catedral de Sevilha Alonso Mudarra revela que la Cananea foi incluída na sua publicação de 1546 por motivos que ultrapassam o seu prestígio musical, apontando para a sua presença continuada na cidade. Este estudo considera questões de modelo e localidade ao explorar a persistência do motete de Escobar - na versão original e nas versões posteriores ­ assim como a ressonância mais ampla da sua protagonista, a mulher de Canaan, como um emblema de fé e conversão.

Biografia Autor

Dawn De Rycke

DAWN DE RYCKE prepara actualmente o seu doutoramento em Musicologia na Universidade de Chicago. Diplomou-se e completou o seu Mestrado em guitarra e em Musicologia no Peabody Institute em Baltimore, tendo estudado anteriomente guitarra na Bélgica e no México. Publicou uma tradução inglesa anotada da secção sobre vihuela da Declaración de instrumentos musicales de Juan Bermuda e os seus interesses incluem a polifonia sacra ibérica e o estudo das culturas musicais locais na Andalusia, os espaços de execução dos repertórios para vihuela, e a execução feminina.

Downloads

Publicado

2014-12-20

Como Citar

Rycke, D. D. (2014). Invoking Pedro de Escobar: The Persistence of Cananea and the Placing of Tradition. Revista Portuguesa De Musicologia, 11, 7–46. Obtido de https://rpm-ns.pt/index.php/rpm/article/view/102

Edição

Secção

Artigos (revisto por pares)