Re-examining Pedro Fernández de Castilleja Again: Was he a more Important Contemporary of Peñalosa than we Assumed?

Grayson Wagstaff

Resumo


Nos últimos anos foram descobertas novas informações biográficas sobre Pedro Fernández de Castilleja, assim como referências a composições suas aparentemente perdidas, que pertenceram à colecção da Catedral de Sevilha. Graças a estes novos dados, revelados por Ruiz Jiménez e outros, é possível posicionar Fernández num contexto anterior ao que antes se pensava, durante o qual terá interagido com Alba e Peñalosa e trabalhado junto com Escobar. Este conhecimento permite-nos comparar as obras de Fernández com as de Alba na variedade de estilos e técnicas que as caracterizam. Este reposicionamento num período anterior, recorrendo à documentação agora disponível sobre a actividade de Fernández em Sevilha na década de 1490, permite ainda concluir que as obras que revelam características mais conservadoras terão sido compostas muito antes do que se supunha. O uso que Fernández faz, tanto de pontos de imitação regulares, como de tipos mais variados de texturas imitativas e pseudo-imitativas, permanece ainda como um aspecto intrigante da sua longa e invulgar carreira, que abrange boa parte da actividade conhecida de Peñalosa e se prolonga até ao período da preeminência de Victoria. Neste artigo, são também explorados outros aspectos, incluindo a relação de Fernández com o conhecimento crescente da música franco-flamenga na sua época e a sua reputação como professor. O número de obras e de géneros referidos em diferentes inventários de Sevilha revelam que Fernández foi um compositor prolífico, o que em parte pode explicar a consideração em que era tido pelos responsáveis da catedral.


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