Os cantus firmi das missas de Requiem da Escola de Manuel Mendes: Aspectos de estrutura musical e de filiação nas fontes portuguesas de música litúrgica

Autores

  • Rui Cabral

Resumo

Ao longo deste artigo, centrado sobre o corpus de missas de Requiem produzido pelos compositores da Escola de Manuel Mendes disponível em edição moderna, são abordados diversos aspectos da estrutura dos cantus firmi, assim como da interacção entre a polifonia e as variantes de cantochão contidas nas fontes portuguesas de música litúrgica dos séculos XVI e XVII. Com base num grupo de amostragem constituído por dez fontes impressas e manuscritas demonstra-se a filiação de diferentes estruturas intervalares dos cantus firmi em variantes ou versões concretas do cantochão da missa pro defunctis e clarificam-se os fundamentos da própria polifonia, como no caso de certas secções dos Requiem de Manuel Mendes, Frei Manuel Cardoso e Estêvão de Brito, nas quais se verifica a inconformidade do material preexistente e do cantochão tradicionalmente associado à missa pro defunctis, o que obrigou a equacionar o papel desempenhado pelas diferentes tradições litúrgico-musicais no processo de constituição deste repertório.

Biografia Autor

Rui Cabral

RUI CABRAL licenciou-se no Departamento de Ciências Musicais da Universidade Nova de Lisboa, onde obteve o mestrado na especialidade de Musicologia Histórica com uma dissertação sobre polifonia sacra portuguesa seiscentista. Foi bolseiro da Junta Nacional de Investigação Científica e Tecnológica no âmbito do programa Praxis XXI (1995-1996) e colaborador permanente do semanário Independente. Trabalha actualmente na Área de Música da Biblioteca Nacional de Lisboa.

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Publicado

2014-12-20

Como Citar

Cabral, R. (2014). Os cantus firmi das missas de Requiem da Escola de Manuel Mendes: Aspectos de estrutura musical e de filiação nas fontes portuguesas de música litúrgica. Revista Portuguesa De Musicologia, 6, 83–98. Obtido de https://rpm-ns.pt/index.php/rpm/article/view/88

Edição

Secção

Artigos (revisto por pares)