Una sconosciuta composizione vocale sacra del giovane Domenico Scarlatti per la Cappella Reale di Napoli (1701)

Autores

  • Dinko Fabris

Resumo

Entre os papéis Di Giacomo da Biblioteca Lucchesi Palli, secção musical da Biblioteca Nacional de Nápoles da qual o poeta Salvatore Di Giacomo (1860-1934) foi durante longo tempo bibliotecário, conservam-se alguns manuscritos musicais napolitanos dos séculos XVII e XVIII. O mais precioso desses documentos, até ao momento ignorados, é certamente o motete a 5 vozes com violinos Antra, Valles, Divo plaudant «Del Sig. Domenico Scarlatti» datado de 1701. Se a atribuição se pode considerar autêntica, o manuscrito apresenta evidentes características de excepcionalidade: trata-se da mais antiga composição com datação segura de Domenico Scarlatti, da única obra sacra composta no período juvenil napolitano (talvez como teste de admissão à Real Capela, instituição dirigida pelo pai Alessandro na qual Domenico foi admitido pouco depois, a partir de 1702), além de se vir adicionar ao exíguo catálogo das suas composições vocais sacras.

Biografia Autor

Dinko Fabris

DINKO FABRIS (Bari, 1958) é membro do Comité Cientifico da Edição Nacional das Obras de Andrea Gabrieli, membro da redacção da revista Early Music e consultor musicológico do Centro de Música Antiga «Pietà dei Turchini» de Nápoles. Desde 1980 tem realizado pesquisas sistemáticas sobre as intabulaturas de alaúde e sobretudo sobre a música em Nápoles, consubstanciada em artigos, edições críticas e livros. Beneficiário de bolsas de estudo em Ferrara (1983), na Newberry Library de Chicago (1991) e no Warburg Institute de Londres (1994), foi professor convidado da Ecole Normale Supérieure de Paris e da Universidade de Melbourne e participou em projectos de cooperação cientifica europeia em colaboração com a Universidade de Saragossa, o Centre de Musique Baroque de Versailles e a Universidade de Londres. Fundou e dirige o Departamento de Música Antiga do Conservatório N. Piccinni de Bari, onde ensina história da música e história da notação.

Downloads

Publicado

2014-12-15

Como Citar

Fabris, D. (2014). Una sconosciuta composizione vocale sacra del giovane Domenico Scarlatti per la Cappella Reale di Napoli (1701). Revista Portuguesa De Musicologia, 149–162. Obtido de https://rpm-ns.pt/index.php/rpm/article/view/160

Edição

Secção

Artigos (revisto por pares)