v. 4, n. 1 (2017)

Capa da revista

Sumário

Editorial

Nota dos editores i-ii
Editores da RPM Resumo PDF

Homenagem a Macario Santiago Kastner

Santiago Kastner: Memórias esparsas do mestre e do amigo 1-12
Rui Vieira Nery Resumo PDF

Breves recordações de Macario Santiago Kastner 13-16
Manuel Carlos de Brito Resumo PDF

Macario Santiago Kastner: Un maestro integral 17-22
José Luis González Uriol Resumo PDF

Macario Santiago Kastner (1908-1992) 23-26
Bernard Brauchli Resumo PDF

Dossier Temático

Decentring Topic Theory: Musical Topics and Rhetorics of Identity in Latin American Art Music 27-32
Melanie Plesch Resumo PDF

A arte do bem morrer: O discurso tópico na Sinfonia Fúnebre de José Maurício Nunes Garcia 33-66
Diósnio Machado Neto Resumo PDF

Villa-Lobos e sua brasilidade: Uma abordagem a partir da teoria das marcações (markedness) de Hatten 67-82
Paulo de Tarso Salles Resumo PDF

The City and the Country in Villa Lobos’s Music: Musical Topics, Rhetoricity and Narrativity in the Prelude to the Bachianas Brasileiras no.2 83-100
Acácio Piedade Resumo PDF

Ideologemes in Search of Topics: Argentine Music During the Peronist Decade 101-120
Omar Corrado Resumo PDF

The Learned Style in Argentine Music: Topic Simultaneity and Rhetorics of Identity in the Work of Carlos Guastavino 121-140
Melanie Plesch Resumo PDF

Artigos

Programming Early Portuguese Repertoires beyond the Pyrenees: The Pioneering Contribution of Macario Santiago Kastner 141-166
Sonia Gonzalo Delgado Resumo PDF

The Office of the Dead in Portuguese Medieval Uses 167-204
João Pedro d'Alvarenga Resumo PDF

Recensões: Livros

Jorge Matta, Manuscrito 50 da Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra, vols. I – II (Lisboa, Colibri, 2008, 2012) 205-208
Bernadette Nelson Resumo PDF

Maria do Rosário Pestana (ed.), Vozes ao alto: Cantar em coro em Portugal (1880-2014) – Protagonistas, contextos e percursos (Lisboa, Movimento Patrimonial pela Música Portuguesa, 2014) 209-218
Maura Penna Resumo PDF

David Huron, Voice Leading: The Science Behind a Musical Art (Cambridge, MIT Press, 2016) 219-226
Gilberto Bernardes Resumo PDF