The Learned Style in Argentine Music: Topic Simultaneity and Rhetorics of Identity in the Work of Carlos Guastavino

Autores

  • Melanie Plesch The University of Melbourne

Resumo

Este artigo analisa a interacção entre tópicos europeus e argentinos vernáculos em duas obras de Carlos Guastavino: ‘Un domingo de mañana’ (Um domingo de manhã), fuga a três vozes que integra os Diez preludios para piano (1952) e combina o estilo erudito com o tópico da canção infantil; e o quarto andamento – ‘Fuga y final’ – da Sonata para piano em dó sustenido menor (1946), cujo tema do sujeito utiliza o tópico da canção e dança popular da América do Sul denominada cueca. O estilo erudito não está presente apenas através do processo de composição da fuga, mas também pelo uso de um subtópico específico, sucintamente abordado neste texto, que estabelece a ligação entre estas obras e a tradição organística barroca e respectiva recepção na música para piano do século XIX.

Em oposição à perspectiva essencialista que tem privilegiado a identificação dos designados “idiomas folclóricos” nos estudos da arte musical latino-americana, este artigo pretende realçar o facto de os tópicos europeus serem tão importantes como os tópicos vernáculos na construção da retórica musical da identidade argentina. 

Biografia Autor

Melanie Plesch, The University of Melbourne

mplesch@unimelb.edu.au

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Publicado

2017-10-02

Como Citar

Plesch, M. (2017). The Learned Style in Argentine Music: Topic Simultaneity and Rhetorics of Identity in the Work of Carlos Guastavino. Revista Portuguesa De Musicologia, 4(1), 121–140. Obtido de https://rpm-ns.pt/index.php/rpm/article/view/315

Edição

Secção

Dossier Temático (revisto por pares)