Villa-Lobos e sua brasilidade: Uma abordagem a partir da teoria das marcações (markedness) de Hatten

Autores

  • Paulo de Tarso Salles Universidade de São Paulo (ECA/USP) / Escola de Comunicações e Artes / Departamento de Música

Resumo

Este trabalho se propõe a investigar aspectos de representação de elementos nacionais na música de Villa-Lobos, empregando como método de trabalho os conceitos de música brasileira desenvolvidos por Renato Almeida e Mário de Andrade na primeira metade do século XX, em conjunto com teorias de significação musical mais recentes de Robert Hatten. A partir desses dados, é feita uma proposta de classificação de gêneros musicais expressivos brasileiros.

Biografia Autor

Paulo de Tarso Salles, Universidade de São Paulo (ECA/USP) / Escola de Comunicações e Artes / Departamento de Música

ptsalles@usp.br

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Publicado

2017-10-02

Como Citar

Tarso Salles, P. de. (2017). Villa-Lobos e sua brasilidade: Uma abordagem a partir da teoria das marcações (markedness) de Hatten. Revista Portuguesa De Musicologia, 4(1), 67–82. Obtido de https://rpm-ns.pt/index.php/rpm/article/view/312

Edição

Secção

Dossier Temático (revisto por pares)