A música e os amores de João de Deus: Um estudo de caso sobre as interações música – narrativa na Trilogia de Deus de João César Monteiro

Autores

Resumo

Os três filmes analisados nesta investigação – Recordações da Casa Amarela (1989), A comédia de Deus (1995) e As Bodas de Deus (1999) – são contruídos a partir de um conjunto de citações de outras obras ou realidades. Com essas, cria-se o universo onde habita João de Deus (João César Monteiro), personagem concebida e interpretada pelo realizador. Entre as referidas citações estão as componentes sonoras do filme, em grande parte constituídas por música preexistente. Os elementos musicais são movidos de contexto e (re)significados para, assim, em conjunto com os restantes elementos fílmicos, configurarem a narrativa. Neste artigo refletimos acerca da interação da música com os «amores» de João de Deus. O protagonista estabelece relações com várias mulheres e essas são «musicadas» por obras de diversos compositores, obras que, numa relação simbiótica com os filmes, alteram-nos e são alteradas por eles. Este trabalho constitui-se como um estudo de caso que incide sobre uma parte destas interações música – narrativa na Trilogia de Deus.

Biografia Autor

José Pinto, INET-md Faculdade de Ciências Sociais e Humanas Universidade NOVA de Lisboa

josepinto@fcsh.unl.pt

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Publicado

2023-09-06

Como Citar

Pinto, J. (2023). A música e os amores de João de Deus: Um estudo de caso sobre as interações música – narrativa na Trilogia de Deus de João César Monteiro. Revista Portuguesa De Musicologia, 8(2), 263–282. Obtido de https://rpm-ns.pt/index.php/rpm/article/view/431

Edição

Secção

Artigos (revisto por pares)