De la música a la novela: El jazz en la construcción de El invierno en Lisboa de Antonio Muñoz Molina

Autores

  • Esther López Ojeda Universidad de La Rioja

Resumo

Em El invierno en Lisboa, a música e a literatura complementam-se, ao ponto de ser o jazz a dar forma à construção do romance. A música descreve as personagens, está subjacente à estrutura literária e é revelada no texto através de diversas técnicas e recursos (repetições, estruturas, ritmos). Há uma transposição entre o trio de músicos de jazz, que faz parte do enredo, e os trios de acções, lugares e personagens. Como no jazz, sobre a música de referência de cada um dos conjuntos, podemos ouvir a improvisação particular de cada personagem. A música é também o assunto do romance, com inúmeras referências extraliterárias a músicos e canções de jazz. Está ainda presente no tempo e nas vozes narrativas, actualizando um passado que vai esmorecendo e que termina como os últimos sons de uma composição musical. Neste artigo, propomos uma análise da construção do romance a partir de uma perspectiva interdisciplinar.

Biografia Autor

Esther López Ojeda, Universidad de La Rioja

estherlopezojeda@gmail.com

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Publicado

2020-11-17

Como Citar

López Ojeda, E. (2020). De la música a la novela: El jazz en la construcción de El invierno en Lisboa de Antonio Muñoz Molina. Revista Portuguesa De Musicologia, 6(2), 421–440. Obtido de https://rpm-ns.pt/index.php/rpm/article/view/385

Edição

Secção

Dossier Temático (revisto por pares)