Três realizações de Jorge Croner de Vasconcelos para a cantiga de Francisco Sá de Miranda: Comigo me desavim

Autores

  • Gil Miranda

Resumo

Jorge Croner de Vasconcelos ofereceu-nos, frequentemente, realizações duplas das suas canções (canto e piano, arranjadas depois para canto e conjunto instrumental). Apenas no caso de Comigo me desavim (Sá de Miranda) nos deixou três realizações duma canção ­ duas para canto e quarteto, e uma para canto e piano. Afim de deslindar a sucessão no tempo e a concatenação lógica dessas realizações, a consideração do que se sabe acerca do processo compositivo de JCV, através do seu ensino na cadeira de composição no Conservatório Nacional, revela-se especialmente compensadora.

Biografia Autor

Gil Miranda

GIL MIRANDA: licenciatura e pós­-graduação, Direito; diploma de Composição, Conservatório Nacional de Lisboa. Paris, estudos com Mlle Nadia Boulanger. Docente na Faculdade de Direito de Lisboa, e Academia de Música de Santa Cecília. Radicado nos E.U.A., ensinou música na Universidade da Califórnia, Dartmouth College, e Oberlin Conservatory of Music. Autor: The Elvas Song Book (premiado pelo Conselho Português da Música); Jorge Croner de Vasconcellos - Vida e obra musical; Catálogo razoado da obra musical de J. C. de Vasconcellos.

Downloads

Publicado

2014-12-20

Como Citar

Miranda, G. (2014). Três realizações de Jorge Croner de Vasconcelos para a cantiga de Francisco Sá de Miranda: Comigo me desavim. Revista Portuguesa De Musicologia, 12, 201–226. Obtido de https://rpm-ns.pt/index.php/rpm/article/view/116

Edição

Secção

Artigos (revisto por pares)