José Vianna da Motta. Was die Tagebücher (1883-1893) über den Menschen und den Künstler verraten – O que os Diários (1883-1893) de José Vianna da Motta revelam sobre o Homem e o Artista

Autores

  • Christine Wassermann Beirão

Resumo

Com 14 anos de idade, José Vianna da Motta foi para Berlim, afim de estudar com Xaver Scharwenka. Um ano depois, em Setembro de 1883, começou a escrever um diário que manteve durante dez anos. Geralmente as observações fixadas são curtas e raramente incluem indicações sobre a situação ou os sentimentos do autor. Os acontecimentos são referidos objectivamente, sem comentários. Vianna da Motta, para aproveitar de maneira conveniente cada hora do dia, usa os diários para se responsabilizar. São um espelho da luta entre Querer e Poder e, dessa luta, o Poder do jovem pianista sai sempre vitorioso.

Biografia Autor

Christine Wassermann Beirão

CHRISTINE WASSERMANN BEIRÃO, depois do seu doutoramento, trabalhou num projecto da Deutsche Forschungsgemeinschaft sobre Olivier Messiaen. Dirige um seminário de Ciências Musicais na Universidade das Artes de Berlim e é directora da Secção de música na Fundação Guardini em Berlim. Fez uma conferência sobre Vianna da Motta em Berlim e escreveu um artigo para o catálogo da exposição comemorativa do cinquentenário da sua morte. Em 2003 publicou a correspondência entre Vianna da Motta e Ferruccio Busoni.

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Publicado

2014-12-20

Como Citar

Beirão, C. W. (2014). José Vianna da Motta. Was die Tagebücher (1883-1893) über den Menschen und den Künstler verraten – O que os Diários (1883-1893) de José Vianna da Motta revelam sobre o Homem e o Artista. Revista Portuguesa De Musicologia, 12, 161–176. Obtido de https://rpm-ns.pt/index.php/rpm/article/view/114

Edição

Secção

Artigos (revisto por pares)