A década da invenção de Portugal na música erudita (1890-1899)

Autores

  • Teresa Cascudo

Resumo

Este artigo pretende ser um contributo para a compreensão crítica das relações existentes entre nacionalismo e composição musical erudita em Portugal, mais particularmente, no que diz respeito à génese desta problemática localizada na última década do século XIX, um período crucial no processo de criação de uma imagem da identidade nacional portuguesa. Parte-se da aceitação da dimensão principalmente política do programa nacionalista para depois verificar as estratégias que se seguiram para integrar nele a música, designadamente o papel que assumiram a descoberta da tradição musical e a constatação da correspondência entre «nacionalização» e «modernização» na criação musical, assim como a influência que estes dois factores tiveram na criação musical da época. É também prestada atenção ao papel da música em algumas das cerimónias cívicas organizadas no país no período em causa.

Biografia Autor

Teresa Cascudo

TERESA CASCUDO doutorou-se em Ciências Musicais Históricas na Universidade Nova de Lisboa (2002) com a dissertação A tradição como problema na obra literária e musical de Fernando Lopes­Graça (1906-1994). Entre 1995 e 2001 foi assessora do Departamento de Cultura da Câmara Municipal de Cascais, tendo colaborado designadamente na organização e catalogação do arquivo musical de Fernando Lopes-Graça. Tem publicado artigos em diversas revistas e editoras especializadas, entre as quais a Cambridge University Press. É crítica de música do jornal Público desde 1999. É professora na licenciatura on-line em Ciências e História da Música da Universidad de La Rioja (Espanha) e, desde 2001, investigadora no Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX (CEIS 20), da Universidade de Coimbra.

Downloads

Publicado

2014-12-20

Como Citar

Cascudo, T. (2014). A década da invenção de Portugal na música erudita (1890-1899). Revista Portuguesa De Musicologia, 10, 181–226. Obtido de https://rpm-ns.pt/index.php/rpm/article/view/96

Edição

Secção

Artigos (revisto por pares)