«Ey-m’ acá!» A prática performativa das Cantigas de Santa Maria em contextos não especializados: Uma perspectiva de etnomusicóloga, intérprete e pedagoga

Autores

  • Judith Cohen York University, Toronto

DOI:

https://doi.org/10.57885/rpmns.47

Resumo

A familiaridade da autora com as tradições orais, através da sua formação e actividade etnomusicológicas, fez com que, ao longo dos muitos anos de actuação profissional enquanto intérprete, levantasse questões e consolidasse convicções quanto à forma de abordar, na actualidade, as Cantigas de Santa Maria. Os problemas levantados incluem a relação com os ouvintes; o desfasamento acentual entre música e texto; as opções estilísticas a tomar, e seus referentes culturais; a integridade dos poemas e o papel dos refrães; o uso de instrumentos; e as múltiplas apropriações contemporâneas no âmbito mercantil das «Músicas do Mundo» ou da «Música de Fusão». Algumas das respostas que a experiência da autora sugere para o presente poderão ter igualmente o condão de iluminar as possibilidades de execução musical imagináveis para o passado medieval.

Biografia Autor

Judith Cohen, York University, Toronto

judithc@yorku.ca

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Publicado

2014-11-17

Como Citar

Cohen, J. (2014). «Ey-m’ acá!» A prática performativa das Cantigas de Santa Maria em contextos não especializados: Uma perspectiva de etnomusicóloga, intérprete e pedagoga. Revista Portuguesa De Musicologia, 1(1), 161–176. https://doi.org/10.57885/rpmns.47

Edição

Secção

Textos Traduzidos