Avaliação da aptidão musical: Viagem em torno de questões históricas e epistemológicas rumo a uma reflexão sobre a actualidade

Autores

  • Helena Rodrigues

Resumo

O tema da avaliação da aptidão musical está profundamente associado às origens históricas da Psicologia da Música. Partindo da ideia de que «um construto é uma teoria», o presente artigo procura descodificar os subterrâneos epistemológicos que têm sustentado diversos debates desde o início do século XX. Elegendo o conceito de validade como ponto chave de uma discussão em torno do que é a aptidão musical e de como se pode proceder à sua avaliação, reflecte-se criticamente sobre os contributos de estudiosos como Seashore, Wing, Gordon, Manturzewska e Karma, entre outros. Sugere-se a utilização de medidas de avaliação de aptidão musical se articuladas com medidas educativas que atendam às diferenças individuais. Critica-se a ausência de rigor na atribuição das classificações escolares e questiona-se a sua necessidade. No entanto, defende-se o desenvolvimento de procedimentos de medição e avaliação mais rigorosos devidamente acompanhados por cálculos objectivos e uma reflexão qualitativa acerca dos seus limites.

Biografia Autor

Helena Rodrigues

HELENA RODRIGUES é diplomada em Piano pelo Conservatório de Música do Porto e Doutorada em Psicologia pela Universidade de Coimbra. É professora no Departamento de Ciências Musicais da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, sendo coordenadora científica da Área de Psicologia e Pedagogia Musical do Mestrado em Ciências Musicais. O estudo do desenvolvimento musical e psicológico na infância tem sido alvo do seu trabalho de investigação, realizando aplicações práticas do mesmo nos domínios artístico e educa­ tivo. Membro da Companhia de Música Teatral, tem participado na criação e interpretação de projectos artísticos interdisciplinares.

Downloads

Publicado

2014-12-20

Como Citar

Rodrigues, H. (2014). Avaliação da aptidão musical: Viagem em torno de questões históricas e epistemológicas rumo a uma reflexão sobre a actualidade. Revista Portuguesa De Musicologia, 13, 181–210. Obtido de https://rpm-ns.pt/index.php/rpm/article/view/130

Edição

Secção

Artigos (revisto por pares)