Gerir a ansiedade na performance musical de crianças e adolescentes: Uma proposta metodológica assente na exposição gradual

Autores

  • Nádia Moura Escola das Artes, Universidade Católica Portuguesa Centro de Investigação em Ciência e Tecnologia das Artes
  • Sofia Serra Escola das Artes, Universidade Católica Portuguesa Centro de Investigação em Ciência e Tecnologia das Artes / INET-md, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade NOVA de Lisboa

Resumo

A ansiedade constitui um dos maiores fatores de influência na qualidade da performance musical, podendo, quando descontrolada, ser prejudicial à mesma. A sua incidência verifica-se em músicos profissionais, amadores e estudantes de música, inclusivamente crianças e adolescentes. O objetivo principal deste estudo prendeu-se com o desenvolvimento de uma estratégia de gestão da ansiedade na performance musical (APM) na faixa etária infantojuvenil, contando com a participação de cinco alunos de uma escola do ensino artístico especializado do Norte de Portugal. Foi desenvolvida uma metodologia baseada na técnica da exposição gradual proposta por LAST (2006), que consiste na construção, por parte dos participantes, de uma lista hierárquica de dez experiências potencialmente causadoras de ansiedade, seguida da realização das atividades em questão e sua avaliação. Pretendeu-se que através da exposição repetitiva a situações provocadoras de níveis de APM crescentes, os participantes se familiarizassem com a ansiedade, aprendendo a geri-la e reconhecê-la como parte evolutiva da performance. Como instrumentos de recolha de dados foram utilizados: entrevistas semiestruturadas; questionários iniciais, pós-sessão e finais aos participantes e questionários avaliativos aos seus docentes respetivos; observação direta e registos do diário de bordo. Os resultados recolhidos indicam que a metodologia implementada teve um impacto positivo, tendo sido reduzidos os níveis de ansiedade experienciados pelos participantes no final do estudo quando comparados com os seus estados iniciais. Verificou-se ainda um aumento dos níveis de autoconfiança, preparação para a tarefa e motivação para tocar em público.

Biografias Autor

Nádia Moura, Escola das Artes, Universidade Católica Portuguesa Centro de Investigação em Ciência e Tecnologia das Artes

nmoura@ucp.pt

Sofia Serra, Escola das Artes, Universidade Católica Portuguesa Centro de Investigação em Ciência e Tecnologia das Artes / INET-md, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade NOVA de Lisboa

sserra@ucp.pt

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Publicado

2023-09-06

Como Citar

Moura, N., & Serra, S. (2023). Gerir a ansiedade na performance musical de crianças e adolescentes: Uma proposta metodológica assente na exposição gradual. Revista Portuguesa De Musicologia, 8(2), 301–320. Obtido de https://rpm-ns.pt/index.php/rpm/article/view/433

Edição

Secção

Artigos (revisto por pares)