O impacto da aprendizagem musical no desenvolvimento cognitivo, emocional e social de crianças e adolescentes

Autores

  • Celina Arroz CESEM Faculdade de Ciências Sociais e Humanas Universidade NOVA de Lisboa

Resumo

O interesse deste estudo foi explorar as perceções dos alunos da Escola de Artes do Alentejo Litoral sobre os efeitos da aprendizagem musical no seu desenvolvimento cognitivo, emocional e social. A amostra (N= 164) incluiu alunos dos cursos de iniciação, básico em regime articulado e secundário supletivo, do ano letivo de 2016-7, e dezoito alunos do ensino articulado de anos anteriores, com idades entre os seis e dezoito anos. Os alunos foram questionados na disciplina de classe de conjunto, com uma única questão sobre os benefícios da aprendizagem da música, utilizando-se a resposta por escrito e lida em voz alta. Foram inquiridos seis pais dos alunos do curso supletivo, do 10.o ano, por correio eletrónico, sobre alterações de capacidades e comportamentos observados nos filhos desde que eles frequentam as aulas do ensino da música. A análise de conteúdo mostrou que o envolvimento das crianças e adolescentes na aprendizagem da música lhes trouxe benefícios no desenvolvimento cognitivo (concentração, capacidade na resolução de problemas, superação de dificuldades), emocional (autoconfiança, alegria, bem-estar) e social (espírito de equipa, melhor comunicação, mais cooperação).

Biografia Autor

Celina Arroz, CESEM Faculdade de Ciências Sociais e Humanas Universidade NOVA de Lisboa

celinaarroz@sapo.pt

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Publicado

2023-09-06

Como Citar

Arroz, C. (2023). O impacto da aprendizagem musical no desenvolvimento cognitivo, emocional e social de crianças e adolescentes. Revista Portuguesa De Musicologia, 8(2), 283–300. Obtido de https://rpm-ns.pt/index.php/rpm/article/view/432

Edição

Secção

Artigos (revisto por pares)