Ressoando além da escravidão: Os «caquinhos» nas ruas, palcos teatrais, periódicos e lundus do Rio de Janeiro Imperial (1826-73)
Resumo
Este artigo tem como objeto de estudo um instrumento musical não-convencional tocado no Rio de Janeiro Imperial entre 1826 e 1873, denominado «cacos» ou «caquinhos». Verificaremos qual era a forma e a sonoridade dos «caquinhos», de que materiais eram feitos, como, onde e por quem eram tocados, que músicas e danças acompanhavam e os ritmos que executavam. Na primeira parte do texto contemplaremos as referências aos «caquinhos» em relatos de viajantes, comédias teatrais e periódicos. Na segunda e última parte analisaremos a composição intitulada Lundu dos Lavernos – obrigado a caquinhos ou ferrinhos, com música de José Maurício Nunes Garcia Júnior (1808-84) e letra de Manuel de Araújo Porto-Alegre (1806-79), cuja partitura foi publicada em 1844, no periódico A Lanterna Mágica. Concluiremos assinalando a importância dos «caquinhos» como mediadores culturais entre as práticas musicais dos africanos escravizados e aquelas adotadas pelas camadas médias e altas da população.
Texto Completo:
PDFApontamentos
- Não há apontamentos.
Copyright (c) 2021 Revista Portuguesa de Musicologia
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
This site is jointly supported and published by the Portuguese Society for Music Research (SPIM), the Institute of Ethnomusicology–Centre for Studies in Music and Dance (INET-MD) and the Centre for the Study of the Sociology and Aesthetics of Music (CESEM). INET-MD and CESEM are both based at the FCSH, Universidade Nova de Lisboa, Portugal, and funded by the FCT-Portuguese Foundation for Science and Technology. This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.