Ressoando além da escravidão: Os «caquinhos» nas ruas, palcos teatrais, periódicos e lundus do Rio de Janeiro Imperial (1826-73)

Luiz Costa-Lima Neto

Resumo


Este artigo tem como objeto de estudo um instrumento musical não-convencional tocado no Rio de Janeiro Imperial entre 1826 e 1873, denominado «cacos» ou «caquinhos». Verificaremos qual era a forma e a sonoridade dos «caquinhos», de que materiais eram feitos, como, onde e por quem eram tocados, que músicas e danças acompanhavam e os ritmos que executavam. Na primeira parte do texto contemplaremos as referências aos «caquinhos» em relatos de viajantes, comédias teatrais e periódicos. Na segunda e última parte analisaremos a composição intitulada Lundu dos Lavernos – obrigado a caquinhos ou ferrinhos, com música de José Maurício Nunes Garcia Júnior (1808-84) e letra de Manuel de Araújo Porto-Alegre (1806-79), cuja partitura foi publicada em 1844, no periódico A Lanterna Mágica. Concluiremos assinalando a importância dos «caquinhos» como mediadores culturais entre as práticas musicais dos africanos escravizados e aquelas adotadas pelas camadas médias e altas da população.


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