Ressoando além da escravidão: Os «caquinhos» nas ruas, palcos teatrais, periódicos e lundus do Rio de Janeiro Imperial (1826-73)

Autores

  • Luiz Costa-Lima Neto Escola de Música Villa-Lobos / Rio de Janeiro, Brasil

Resumo

Este artigo tem como objeto de estudo um instrumento musical não-convencional tocado no Rio de Janeiro Imperial entre 1826 e 1873, denominado «cacos» ou «caquinhos». Verificaremos qual era a forma e a sonoridade dos «caquinhos», de que materiais eram feitos, como, onde e por quem eram tocados, que músicas e danças acompanhavam e os ritmos que executavam. Na primeira parte do texto contemplaremos as referências aos «caquinhos» em relatos de viajantes, comédias teatrais e periódicos. Na segunda e última parte analisaremos a composição intitulada Lundu dos Lavernos – obrigado a caquinhos ou ferrinhos, com música de José Maurício Nunes Garcia Júnior (1808-84) e letra de Manuel de Araújo Porto-Alegre (1806-79), cuja partitura foi publicada em 1844, no periódico A Lanterna Mágica. Concluiremos assinalando a importância dos «caquinhos» como mediadores culturais entre as práticas musicais dos africanos escravizados e aquelas adotadas pelas camadas médias e altas da população.

Biografia Autor

Luiz Costa-Lima Neto, Escola de Música Villa-Lobos / Rio de Janeiro, Brasil

costalimaneto.luiz@gmail.com

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Publicado

2020-12-16

Como Citar

Costa-Lima Neto, L. (2020). Ressoando além da escravidão: Os «caquinhos» nas ruas, palcos teatrais, periódicos e lundus do Rio de Janeiro Imperial (1826-73). Revista Portuguesa De Musicologia, 7(1), 77–102. Obtido de https://rpm-ns.pt/index.php/rpm/article/view/395

Edição

Secção

Artigos (revisto por pares)