La relación jazz-flamenco: Una visión panorámica a través de su historia (1932-90)

Juan Zagalaz

Resumo


Durante os últimos anos, tem vindo a aumentar o número de publicações académicas sobre as diversas manifestações musicais que, pelo menos desde os finais da década de cinquenta, associaram elementos do jazz e do flamenco. Este interesse surgiu como uma resposta à efervescência da cena espanhola e à emergência de um novo perfil de músico, que alia um conhecimento profundo da prática do flamenco e uma capacidade de tocar e improvisar recorrendo ao vocabulário melódico e harmónico do jazz. A produção artística destes e outros intérpretes tem sido catalogada com a etiqueta de jazz-flamenco ou flamenco-jazz, mas a falta de consenso no mundo académico aponta para a necessidade de uma definição mais rigorosa dos contornos desta eventual hibridização. Para compreender este fenómeno é necessário examinar a forma como o jazz e o flamenco se relacionaram desde os seus primeiros encontros no século XX. Este artigo oferece uma visão panorâmica, mas detalhada e analítica, das interacções entre o jazz e o flamenco desde 1932, data do surgimento do saxofone flamenco em Espanha, até à publicação do disco Zyryab de Paco de Lucía, com a colaboração do músico americano de jazz Chick Corea, em 1990. Procurámos abordar a forma como estes dois géneros se relacionaram durante este período a partir de diferentes pontos de vista, estabelecendo uma base ampla para novas investigações que possam contribuir para a definição e preservação desta nova realidade artística.


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