La recepción del jazz moderno en Barcelona en los años 1940: La aportación de Tete Montoliu

Teresa Luján

Resumo


Este artigo analisa as controvérsias suscitadas pela recepção do bebop no meio jazzístico espanhol, com particular ênfase na figura do pianista Tete Montoliu, que nasceu e desenvolveu a sua carreira musical em Barcelona, cidade reconhecida, especialmente nessa altura, como a capital do jazz espanhol. Com esse objectivo, e após uma breve contextualização da atmosfera do jazz em Barcelona no final da década de 1940, discutimos as ideias abordadas por Montoliu num artigo publicado em 1950, «Defensa del be-bop», na forma de um comentário que se baseia em pesquisa documental e numa análise crítica. Este artigo de Montoliu, até agora muito pouco explorado, constitui uma importante crónica sobre o seu tempo, abordando tanto aspectos musicais como estéticos e sociológicos.


Texto Completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Copyright (c) 2020 Revista Portuguesa de Musicologia

Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.