La recepción del jazz moderno en Barcelona en los años 1940: La aportación de Tete Montoliu

Autores

  • Teresa Luján

Resumo

Este artigo analisa as controvérsias suscitadas pela recepção do bebop no meio jazzístico espanhol, com particular ênfase na figura do pianista Tete Montoliu, que nasceu e desenvolveu a sua carreira musical em Barcelona, cidade reconhecida, especialmente nessa altura, como a capital do jazz espanhol. Com esse objectivo, e após uma breve contextualização da atmosfera do jazz em Barcelona no final da década de 1940, discutimos as ideias abordadas por Montoliu num artigo publicado em 1950, «Defensa del be-bop», na forma de um comentário que se baseia em pesquisa documental e numa análise crítica. Este artigo de Montoliu, até agora muito pouco explorado, constitui uma importante crónica sobre o seu tempo, abordando tanto aspectos musicais como estéticos e sociológicos.

Downloads

Publicado

2020-11-17

Como Citar

Luján, T. (2020). La recepción del jazz moderno en Barcelona en los años 1940: La aportación de Tete Montoliu. Revista Portuguesa De Musicologia, 6(2), 323–350. Obtido de https://rpm-ns.pt/index.php/rpm/article/view/381

Edição

Secção

Dossier Temático (revisto por pares)