João Baptista André Avondano: Um percurso formativo invulgar sob patrocínio real

Autores

  • Diana Vinagre INET-md / Faculdade de Ciências Sociais e Humanas / Universidade NOVA de Lisboa

Resumo

João Baptista André Avondano foi a principal figura do violoncelo em Portugal no século XVIII, sendo o autor da única obra solo consistente para o instrumento no período, um conjunto de sonatas e duetos publicado em Paris em 1770, sob o título Quattro sonate e due duetti per due violoncelli dedicati a Sua Maestà Il Ré di Portugallo dal Sig.Giov:Batista Andrea Avondano. Sobre este violoncelista, membro de uma das mais importantes famílias de músicos activas em Lisboa neste período, ainda não tinha sido feito um estudo biográfico aprofundado, sendo incipiente o conhecimento do seu percurso biográfico e profissional. No âmbito desta investigação reuniu-se um conjunto de fontes que nos permitem um conhecimento biográfico e profissional mais completo, revelando um percurso formativo muito rico e inesperado, sem paralelo entre os seus contemporâneos, que o levou a Itália, França e Inglaterra. A ligação de Avondano com alguns dos mais importantes violoncelistas do seu tempo é uma ferramenta muito valiosa para o conhecimento da prática histórica performativa do violoncelo em Portugal, especialmente pela escassez de fontes disponíveis a este nível. Este artigo pretende expor o percurso biográfico do violoncelista à luz das novas fontes conhecidas, muito relevantes para um subsequente estudo sistemático do violoncelo e da sua prática em Portugal.

Biografia Autor

Diana Vinagre, INET-md / Faculdade de Ciências Sociais e Humanas / Universidade NOVA de Lisboa

dianavinagre@hotmail.com

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Publicado

2019-08-09

Como Citar

Vinagre, D. (2019). João Baptista André Avondano: Um percurso formativo invulgar sob patrocínio real. Revista Portuguesa De Musicologia, 5(2), 203–228. Obtido de https://rpm-ns.pt/index.php/rpm/article/view/348

Edição

Secção

Dossier Temático (revisto por pares)