The Oldest Russian Sticheraria from the Triodion: Some Remarks on Their Homogeneity and Diversity

Autores

  • Svetlana Poliakova CESEM / Departamento de Ciências Musicais / Faculdade de Ciências Sociais e Humanas / Universidade Nova de Lisboa

Resumo

O presente artigo debruça-se sobre um conjunto de livros litúrgicos de canto russo, Sticheraria do ciclo Triodion, que reúne stichera para as semanas de preparação da Quaresma e para o Domingo de Todos- os-Santos. Os códices mais antigos que se preservam até hoje datam dos séculos XII-XIII, ou seja, cerca de dois séculos depois do início do culto Cristão segundo o rito Bizantino na Rússia.

No sentido de tentar perceber melhor como terá sido o canto litúrgico nesse período pouco conhecido, e que tradições bizantinas o influenciaram, pretendeu-se elaborar neste artigo uma comparação de Sticheraria russos antigos, segundo diversos parâmetros, e apontar os elementos unificadores ou divergentes entre si. Através dessa comparação, pudemos constatar que algumas das suas características emergiram sob a influência directa dos livros modelo russos elaborados na segunda metade do século XI. Outras características permitiram-nos identificar certas particularidades dos protótipos greco-estuditas antigos, assim como o impacto da tradição palestina. Contudo, algumas das divergências encontradas deverão ainda ser alvo de um estudo mais aprofundado no futuro. 

Biografia Autor

Svetlana Poliakova, CESEM / Departamento de Ciências Musicais / Faculdade de Ciências Sociais e Humanas / Universidade Nova de Lisboa

svetyupoliakova@gmail.com 

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Publicado

2015-10-01

Como Citar

Poliakova, S. (2015). The Oldest Russian Sticheraria from the Triodion: Some Remarks on Their Homogeneity and Diversity. Revista Portuguesa De Musicologia, 2(1), 1–18. Obtido de https://rpm-ns.pt/index.php/rpm/article/view/264

Edição

Secção

Artigos (revisto por pares)