A Late Fifteenth-Century Portuguese Plainchant Treatise

Autores

  • Harvey L. Sharrer

Resumo

Neste artigo, apresenta-se a edição integral, anotada, de um tratado em português recentemente descoberto, em duas partes, datado de 1494, que se encontra no Cód. CCXIII/1-40 da Biblioteca Pública de Évora. As duas partes do texto constituem em conjunto o mais antigo tratado de cantochão que se conhece escrito em português e revela muito em comum com tratados anteriores do mesmo teor que circulavam em Espanha.

Biografia Autor

Harvey L. Sharrer

HARVEY SHARRER, professor catedrático de Literatura Românica na Universidade da Califórnia em Santa Bárbara (Departamento de Espanhol e Português), doutorou-se em 1970 em Los Angeles e recebeu um doutoramento honoris causa pela Universidade Nova de Lisboa em 2003. Especializou-se em literatura medieval ibérica, tendo publicado sobretudo sobre a épica arturiana e suas ramificações. Fez parte da equipa que compilou a importante «Bibliografia de Textos Antigos Galegos e Portugueses» (BITAGAP), trabalho no decurso do qual descobriu, na Torre do Tombo, o pergaminho fragmentário com «cantigas d’amor» de Dom Dinis que veio a receber o seu nome.

 

Downloads

Publicado

2014-12-20

Como Citar

Sharrer, H. L. (2014). A Late Fifteenth-Century Portuguese Plainchant Treatise. Revista Portuguesa De Musicologia, 101–130. Obtido de https://rpm-ns.pt/index.php/rpm/article/view/215

Edição

Secção

Artigos (revisto por pares)