The Leiria Fragments: Vestiges of Fifteenth-Century Northern Polyphony in Portugal

Autores

  • Bernadette Nelson

Resumo

Na Biblioteca Pública e Arquivo Distrital de Leiria conservam-se numerosos documentos portugueses protegidos por folhas de pergaminho retiradas de livros de coro escritos entre a Idade Média e o século XVIII. Entre essas capas e guardas de encadernações, conta-se um fragmento isolado com polifonia, com partes de dois Graduais a três vozes e uma harmonização do Asperges me. A origem precisa da maioria desses fragmentos musicais não é presentemente determinável com um grau razoável de certeza, mas a julgar pela apresentação gráfica e pelo estilo musical do fragmento polifónico, que é análogo a música presente nos códices de Trento, esses Graduais sugerem uma origem no círculo composicional da corte da Borgonha durante as primeiras décadas do século XV.

Biografia Autor

Bernadette Nelson

BERNADETTE NELSON, doutorada pela Universidade de Oxford, foi co-fundadora do grupo «A Capella Portuguesa» e é actualmente Investigadora Auxiliar no CESEM (FCSH-Universidade Nova de Lisboa); conta com um largo número de publicações sobre música vocal e instrumental em Portugal, Espanha e Países Baixos, e sobre a história de instituições musicais na época do Renascimento. Um dos seus interesses maiores é a importação e recepção na Península Ibérica de repertórios polifónicos provenientes da Europa do norte.

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Publicado

2014-12-20

Como Citar

Nelson, B. (2014). The Leiria Fragments: Vestiges of Fifteenth-Century Northern Polyphony in Portugal. Revista Portuguesa De Musicologia, 79–100. Obtido de https://rpm-ns.pt/index.php/rpm/article/view/214

Edição

Secção

Artigos (revisto por pares)