Sobre a autoria das obras para tecla atribuídas a João de Sousa Carvalho

Autores

  • João Pedro d'Alvarenga

DOI:

https://doi.org/10.57885/rpmns.149

Resumo

Este artigo estuda o manuscrito M.M. 321 da Biblioteca Nacional de Lisboa (uma colecção datável dos meados da década de 1790), que foi a fonte para as edições modernas das três Sonatas correntemente atribuídas a João de Sousa Carvalho. Provas circunstanciais e novas fontes mostram que a Sonata em sol menor é na realidade uma versão da Sonata v (do 2nd set) de Mattia Vento e que a Sonata em Fá maior descende dos manuscritos F.C.R. 228.39 e F.C.R. 92.4 da Biblioteca Nacional de Lisboa consistindo no arranjo de um Concerto em Fá maior de autor anónimo, sendo o andamento intermédio substituído pelo correspondente de um Concerto em Ré maior atribuído a Pietro Alessandro Guglielmi. Os dois Concertos foram revistos por Sousa Carvalho nos finais da década de 1780. Assim, a Sonata em Ré maior é a única cuja atribuição de autoria a João de Sousa Carvalho pode aceitar-se.

Biografia Autor

João Pedro d'Alvarenga

JOÃO PEDRO D'ALVARENGA licenciou­-se no Departamento de Ciências Musicais da Universidade Nova de Lisboa. É responsável pela Área de Música da Biblioteca Nacional de Lisboa desde 1991. Foi comissário da Capital Europeia da Cultura '94 para a instalação do Museu da Música em Lisboa. Em 1993 recebeu o prémio do Conselho Português da Música pelo seu trabalho sobre João Domingos Bomtempo e em 1995 publicou uma edição do M.M. 5015 da Biblioteca Nacional de Lisboa, nova fonte recentemente identificada das Sonatas para tecla de Carlos Seixas.

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Publicado

2014-12-20

Como Citar

d'Alvarenga, J. P. (2014). Sobre a autoria das obras para tecla atribuídas a João de Sousa Carvalho. Revista Portuguesa De Musicologia, 4, 115–146. https://doi.org/10.57885/rpmns.149

Edição

Secção

Artigos (revisto por pares)