Apontamentos sobre a prática musical no Mosteiro de Santo Tirso: Mestres, cantores e organistas (séculos XVII-XIX)

Autores

  • Elisa Lessa

DOI:

https://doi.org/10.57885/rpmns.144

Resumo

A abordagem histórica da actividade desenvolvida nos mosteiros beneditinos portugueses, procurando situar a prática musical no seu contexto, constitui um subsídio para o estudo da música religiosa em Portugal. Este artigo pretende contribuir para um melhor conhecimento do mosteiro beneditino de Santo Tirso nos séculos XVII-XIX enquanto instituição promotora da prática e ensino da música. Apresentam-se os mestres, os cantores e os organistas que exerceram funções neste mosteiro e descrevem-se episódios de prática musical relativos quer ao cerimonial litúrgico quer à vida monacal. Destaca-se ainda o papel reservado à instrução musical dos monges.

Biografia Autor

Elisa Lessa

ELISA LESSA licenciou-se no Departamento de Ciências Musicais da Universidade Nova de Lisboa e obteve o Mestrado na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (1992). Ensina na Universidade do Minho desde 1987 e é membro da direcção da As­ sociação para a Defesa, Estudo e Divulgação do Património Cultural e Natural. Actualmente prepara a dissertação de doutoramento sobre a música nos mosteiros beneditinos portugueses (séculos XVI-XIX), tendo publicado igualmente artigos sobre educação musical e história da música.

Downloads

Publicado

2014-12-20

Como Citar

Lessa, E. (2014). Apontamentos sobre a prática musical no Mosteiro de Santo Tirso: Mestres, cantores e organistas (séculos XVII-XIX). Revista Portuguesa De Musicologia, 4, 95–114. https://doi.org/10.57885/rpmns.144

Edição

Secção

Artigos (revisto por pares)