Caminhos para uma estética da inquietude na música de Gesualdo

Autores

  • Maria Manuela Toscano

Resumo

A intensificação do cromatismo e da dissonância no estilo tardio de Gesualdo, a sua descontinidade frequente e a saturação do detalhe fundam-se numa estética que continua a desenvolver os sistemas tradicionais modal e contrapontístico, submetendo-os a uma distorção, cujo excesso reflecte mudanças espirituais e expressivas numa nova consciência artística. A «inquietude da forma» emergente do Maneirismo musical de Gesualdo configura valores estéticos que se desviam de modelos associados à beleza clássica, sem romper totalmente com eles. Tal descentramento projecta uma poiética emergente de uma nova interpretação da realidade. Na primeira parte deste ensaio, a metáfora de J. Donne «The sun is lost» é tomada como ponto de partida para uma reflexão acerca de algumas manifestações artísticas desta consciência problemática, enraizada num mundo de «dúvida sobre si mesmo e sobre as formas». A segunda parte enfoca manifestações musicais da «perda do centro» gesualdiana, iluminando a sua fascinação pelos fenómenos de mobilidade e metamorfose, ambiguidade e evanescência, tensão e disjunção.

Biografia Autor

Maria Manuela Toscano

MANUELA TOSCANO licenciou-se em Ciências Musicais (1987) na Faculdade de Ciências Sociais e Humans da Universidade Nova de Lisboa, onde lecciona desde 1990. Doutorou-se aí em Ciências Musicais (2003), defendendo a tese Maneirismo inquieto. Os Responsórios de Semana Santa de Cario Gesuaido, a publicar em 2004 pela Imprensa Nacional-Casa da Moeda. É autora de ensaios sobre Estética da música e Análise. É membro do Centro de Estudos de Estética e Sociologia da Música da mesma Universidade. Como pianista tem acompanhado recitais de Lied.

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Publicado

2014-12-20

Como Citar

Toscano, M. M. (2014). Caminhos para uma estética da inquietude na música de Gesualdo. Revista Portuguesa De Musicologia, 12, 265–292. Obtido de https://rpm-ns.pt/index.php/rpm/article/view/119

Edição

Secção

Artigos (revisto por pares)