L'invenzione melodica di Verdi: Costruzione e ispirazione

Autores

  • Antonio Rostagno

Resumo

O teatro de Verdi é permeado por referências cruzadas entre elementos sonoros e analogias no material musical que definem progressivamente um quadro dramático. Esta estrutura monumental está baseada em alguns «materiais de partida» (Della Seta) expostos à intuição («impressione») do ouvinte, materiais esses cuja «via de significação» pode ser seguida facilmente. Sobre esses «materiais de partida» Verdi desenvolve vários segmentos melódicos, partes de cenas, até ao desenrolar completo da acção dramática, de modo a obter uma forte continuidade, homogeneidade e coerência de conjunto. Este objectivo é atingido com uma incessante evolução da dramaturgia verdiana: neste artigo são mostrados dois exemplos do período central, nos quais se pode seguir o desenvolvimento dramático de alguns «materiais de partida» contidos em momentos rítmico-melódicos famosos, como «Di quella pira» e «Amami, Alfredo». O estudo envolve a comparação entre esboços, versões não definitivas e versões definitivas.

Biografia Autor

Antonio Rostagno

PHILIP GOSSETT é o Robert W. Reneker Distinguished Service Professor da Universidade de Chicago. É editor geral da Edizione critica delle opere di Gioachino Rossini e de The Works of Giuseppe Verdi. Em 2003 foi eleito «Accademico Onorario» da Accademia di Santa Cecilia em Roma pelos seus contributos para a música italiana.

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Publicado

2014-12-20

Como Citar

Rostagno, A. (2014). L’invenzione melodica di Verdi: Costruzione e ispirazione. Revista Portuguesa De Musicologia, 11, 113–138. Obtido de https://rpm-ns.pt/index.php/rpm/article/view/106

Edição

Secção

Artigos (revisto por pares)