O som da Sé Patriarcal de Lisboa no final do século XX: Os cânticos do Pe. Manuel Luís e os acompanhamentos de Antoine Sibertin-Blanc

Autores

  • João Vaz CESEM / Faculdade de Ciências Sociais e Humanas / Universidade Nova de Lisboa; Escola Superior de Música de Lisboa / Instituto Politécnico de Lisboa

Resumo

A novidade do cerimonial em língua vernácula, resultante do Concílio Vaticano II, levou a uma vasta actividade composicional em todos os países católicos. Em Portugal, e muito especialmente na região de Lisboa, um dos principais protagonistas desta acção foi o Pe. Manuel Luís (1924-81). Apesar de os seus cânticos (em particular, os Salmos Responsoriais) serem actualmente utilizados de norte a sul de Portugal, a actividade do Pe. Manuel Luís esteve centrada em Lisboa, nomeadamente, no contexto das celebrações realizadas na Sé Patriarcal, onde foi inevitável o contacto assíduo com Antoine Sibertin- Blanc (1930-2012), organista daquele templo desde 1965. As harmonizações de Sibertin-Blanc viriam a tornar-se, para os frequentadores da Catedral lisboeta, indissociáveis das melodias do Pe. Manuel Luís.

Biografia Autor

João Vaz, CESEM / Faculdade de Ciências Sociais e Humanas / Universidade Nova de Lisboa; Escola Superior de Música de Lisboa / Instituto Politécnico de Lisboa

jvaz.org@gmail.com

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Publicado

2014-11-17

Como Citar

Vaz, J. (2014). O som da Sé Patriarcal de Lisboa no final do século XX: Os cânticos do Pe. Manuel Luís e os acompanhamentos de Antoine Sibertin-Blanc. Revista Portuguesa De Musicologia, 1(1), 97–112. Obtido de https://rpm-ns.pt/index.php/rpm/article/view/37

Edição

Secção

Artigos (revisto por pares)