A Notated Graduale-Prosarium from Sens in Lisbon

Elsa De Luca

Resumo


Até ao momento, pouco se conhecia sobre a história do manuscrito P-Ln Iluminado 84, um Gradual que inclui sequências com respectiva notação musical. Manuel Pedro Ferreira foi o primeiro a propôr que a proveniência deste manuscrito poderia ser a cidade de Sens, no entanto, nada foi publicado para comprovar essa posição informal. Neste artigo pretendo discutir os conteúdos do manuscrito Iluminado 84 fundamentando, pela primeira vez, a hipótese da sua origem em Sens.

Através de uma análise aprofundada da codicologia e dos conteúdos litúrgicos deste manuscrito é possível identificar a sua origem na arquidiocese de Sens e comprovar detalhadamente as duas unidades codicológicas que o integram. A primeira copiada de uma fonte posterior a 1240 (mas anterior a 1264) e a segunda copiada de outra fonte posterior a 1297. A análise do conjunto de sequências e a sua contraposição a manuscritos contemporâneos revela que o P-Ln Iluminado 84 pode ser considerado o mais antigo manuscrito que contém algumas das primeiras sequências de Sens em notação completa a ter sobrevivido até à actualidade. Por fim, algumas das inscrições manuscritas posteriores revelam pormenores importantes sobre as etapas da história do manuscrito, nomeadamente a sua presença no hospital de Joigny (próximo de Sens) no final do século XVII.


Texto Completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Copyright (c) 2018 Revista Portuguesa de Musicologia

Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.



This site is jointly supported and published by the Portuguese Society for Music Research (SPIM), the Institute of Ethnomusicology–Centre for Studies in Music and Dance (INET-MD) and the Centre for the Study of Sociology and Aesthetics of Music (CESEM). INET-MD and CESEM are both based at the FCSH, Universidade Nova de Lisboa, Portugal, and funded by the FCT-Portuguese Foundation for Science and Technology.