Is it Polyphony?

Autores

  • Manuel Pedro Ferreira

Resumo

Este artigo versa sobre uma questão que pode surgir na investigação sobre fontes musicais medievais, e que tem consequências importantes na nossa visão da História da Música: como distinguir uma peça polifónica de uma composição monódica. Tomando como objecto os versus dedicados a São Marçal por Ademar de Chabannes, escritos no mosteiro de Saint Martial de Limoges (Aquitânia) no início do século XI (Paris, B. N. lat. 909, fols. 202-205), procura-se demonstrar que os critérios invocados no passado para negar um carácter polifónico a esta composição não resistem à análise crítica. No entanto, a interpretação alternativa não é facilmente admissível, já que tanto as expectativas musicais do investigador como a confiança por este tradicionalmente depositada nos tratados teóricos conservados limitam o seu horizonte de reconhecimento. Uma discussão das questões levantadas por esta composição levam, se não à revisão da opinião corrente sobre o papel de Saint-Martial de Limoges no desenvolvimento do organum aquitano (identificação de uma peça polifónica aí originada, meio-século anterior às peças até agora reconhecidas), pelo menos a uma mais profunda consciência epistemológica dos pressupostos musicológicos que condicionam a investigação.

Biografia Autor

Manuel Pedro Ferreira

MANUEL PEDRO FERREIRA (n. 1959) diplomou-se em Flauta transversal pelo Conservatório Nacional, licenciou-se em Filosofia pela Universidade de Lisboa e obteve os graus de Mestre e de Doutor em Musicologia na Universidade de Princeton (E.U.A.), sendo actualmente Professor Associado na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Presidente da Juventude Musical Portuguesa entre 1985 e 1987, tem-se dedicado também à crítica musical, à composição e à interpretação (dirige desde 1995 o grupo Vozes Alfonsinas, com o qual gravou vários discos compactos). Foi professor na Academia Nacional Superior de Orquestra, em Lisboa (1995-1997) e na Escola das Artes da Universidade Católica Portuguesa, no Porto (1997-2000). Publicou mais de quarenta artigos musicológicos, que versam temas que vão da monodia medieval à obra de compositores contemporâneos; é também colaborador de vários dicionários especializados, incluindo a nova edição das enciclopédias New Grove e MGG. Foi responsável pela publicação facsimilada do Cancioneiro de Elvas (1989) e do manuscrito 714 da Biblioteca Pública Municipal do Porto (2001); recebeu o Prémio de Ensaísmo Musical do Conselho Português da Música pelo seu livro O Som de Martin Codax (Lisboa, 1986). É desde 1998 Presidente da Assembleia Geral da Associação Portuguesa de Ciências Musicais.

Downloads

Publicado

2014-12-20

Como Citar

Ferreira, M. P. (2014). Is it Polyphony?. Revista Portuguesa De Musicologia, 12, 9–34. Obtido de https://rpm-ns.pt/index.php/rpm/article/view/108

Edição

Secção

Artigos (revisto por pares)