Entre o modelo italiano e o drama romântico - Os compositores portugueses de meados do século XIX e a ópera

Autores

  • Luísa Cymbron

Resumo

Do ponto de vista musical o século XIX português, especialmente na sua primeira metade, caracteriza-se pela manutenção da supremacia da tradição vocal italiana vinda do século anterior. Entre as décadas de trinta e cinquenta, quando se começa a formar um repertório fixo, o Teatro S. Carlos de Lisboa procurava apresentar algumas óperas propositadamente escritas para ele. Recorria para tal aos maestri contratados, de preferência aos estrangeiros - como Francesco Schira, Pietro A Coppola, etc. -, que já tinham provas dadas. Os compositores portugueses activos nesse período, como António Luís Miró, Manuel Inocêncio dos Santos ou Francisco Xavier Migone, alguns dos quais também desempenhavam funções no teatro, não tinham obrigação de escrever ópera mas fizeram-no, embora de forma pontual. O objectivo deste artigo é, apesar da escassez das partituras que chegaram até nós, analisar as motivações e o modo como esses compositores compuseram óperas estudando também as condições em que o S. Carlos as produziu.

Biografia Autor

Luísa Cymbron

LUÍSA CYMBRON licenciou-se em Ciências Musicais da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa onde lecciona desde 1986. Em 1999 doutorou­se com a tese A Ópera em Portugal (1834­ 1854): o sistema produtivo e o repertório nos teatros de S. Carlos e de S. João. Publicou, com Manuel Carlos de Brito, a História da Música Portuguesa publicada pela Universidade Aberta (Lisboa, 1992) e o volume do Répertoire lnternational de la Presse Musicale dedicado ao jornal Amphion 1873-75/1890-91 (UMI, 1996). É autora de vários artigos sobre ópera e música em Portugal no século XIX além de coordenadora e editora do presente número da Revista Portuguesa de Musicologia.

Downloads

Publicado

2014-12-20

Como Citar

Cymbron, L. (2014). Entre o modelo italiano e o drama romântico - Os compositores portugueses de meados do século XIX e a ópera. Revista Portuguesa De Musicologia, 10, 117–150. Obtido de https://rpm-ns.pt/index.php/rpm/article/view/98

Edição

Secção

Artigos (revisto por pares)