Operatic relations between Portugal and London during the Napoleonic period

Autores

  • David Cranmer

Resumo

Os transtornos do período napoleónico conduziram à desintegração das ligações habituais entre Itália e Portugal no fornecimento de executantes de ópera e do repertório. Dificuldades semelhantes sentidas em Inglaterra bem como os laços político-militares nessa altura existentes entre Inglaterra e Portugal, resultaram num intercâmbio invulgar no campo da ópera, sobretudo entre Lisboa e Londres. Em particular a saída de cantores de Lisboa para Londres, na primeira década do século XIX, e na direcção contrária, na primeira metade da segunda década, tiveram repercussões significativas em termos do repertório executado, incluindo a representação de óperas de Marcos Portugal, apresentadas ao público londrino por Angelica Catalani, e as primeiras execuções portuguesas de Cosí fan tutte, de Mozart, trazido de Londres para Portugal.

Biografia Autor

David Cranmer

DAVID CRANMER licenciou-se em música no Sidney Sussex College, Cambridge, em 1976, obtendo, no ano seguinte, o mestrado do King's College, London. Desempenha actualmente funções de Leitor de Inglês na Universidade Nova de Lisboa e na Universidade Católica Portuguesa de Lisboa, mantendo-se activo igualmente como musicólogo e organista. Em 1997 defende com sucesso a sua tese de doutoramento Opera in Portugal 1793­1828: a study in repertoire and its spread, na Universidade de Londres. É autor, com Manuel Carlos de Brito, de Crónicas da Vida Musical Portuguesa na Primeira Metade do Século XIX (Lisboa, Imprensa Nacional, 1990), e, com Clement Laroy, de Musical Openings (Harlow, Longman, 1992). Foi Director Artístico do Festival Internacional de Música de Mafra e é organista da Igreja Anglicana de São Jorge, Lisboa.

Downloads

Publicado

2014-12-20

Como Citar

Cranmer, D. (2014). Operatic relations between Portugal and London during the Napoleonic period. Revista Portuguesa De Musicologia, 10, 11–30. Obtido de https://rpm-ns.pt/index.php/rpm/article/view/94

Edição

Secção

Artigos (revisto por pares)