Teoria musical e estética no Compendium Musicœ de Descartes

Autores

  • Aires Pereira

Resumo

O Compendium Musicæ de Descartes apresenta-se como um tratado de teoria musical onde também são abordadas questões estéticas, como a teoria dos afectos, que é desenvolvida no Tratado sobre as paixões da alma, obra que desenvolve cada um dos afectos num domínio psicológico. A novidade dos estudos musicais de Descartes consistiu sobretudo em ter inserido a música no domínio das ciências do seu tempo, experimentando relações entre a acústica do som e a psicologia da audição, ou as relações entre a geometria aplicada ao estudo do monocórdio e a composição musical, que procura utilizar os intervalos mais agradáveis ao ouvido, evitando o temperamento igual. A dualidade resultante da diferença entre a percepção e a acústica do som reflecte-se na teoria dos afectos, na medida em que o compositor procura modelar os sons vocais e instrumentais à expressão musical e à comunicabilidade.

Biografia Autor

Aires Pereira

AIRES PEREIRA doutorou-se em Ciências Musicais na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa com a dissertação intitulada A Mousiké na Tragédia de Eurípides (no prelo). Publicou «A estética musical em Aristóxeno de Tarento» (1995), «Polémica acerca da Mausiké no Adversus Musicas de Sexto Empírico» (1996) e «A música no Mosteiro de Sta. Maria de Semide, séc. XVIII» (1995), participando regularmente em congressos da especialidade.

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Publicado

2014-12-20

Como Citar

Pereira, A. (2014). Teoria musical e estética no Compendium Musicœ de Descartes. Revista Portuguesa De Musicologia, 6, 99–108. Obtido de https://rpm-ns.pt/index.php/rpm/article/view/89

Edição

Secção

Artigos (revisto por pares)