O códice de Las Huelgas: algumas teorias sobre a sua compilação e uso

Autores

  • Wesley D. Jordan

Resumo

A despeito da condenação pelo Papa e pela hierarquia Cisterciense do uso de música polifónica na liturgia, o «Códice de Las Huelgas» (Hu), do início do século xiv, foi provavelmente compilado no mosteiro de Las Huelgas, Burgos, como exemplar de trabalho. Existem provas substanciais que ligam o manuscrito a Johan Rodrigues, presumivelmente ao serviço da princesa portuguesa D. Branca. A polifonia contida no manuscrito, especialmente os motetos, parece ter sido executada em cerimónias solenes, incluindo funerais, e em serviços paralitúrgicos, como aniversários ou comemorações de legados. O autor conclui que grande parte das características únicas de Hu têm que ser relacionadas com o seu lugar de origem.

Biografia Autor

Wesley D. Jordan

WESLEY D. JORDAN fez a sua formação musical no Queensland Conservatorium of Music, Austrália, e os estudos superiores nas especialidades de música medieval e órgão na University of New England. O seu interesse pela música e pelos órgãos portugueses foi fomentado por Luís Esteves Pereira e por Carlos de Azevedo, resultando em inúmeras publicações sobre música litúrgica, manuscritos musicais e organaria. Os seus projectos actuais incluem o estudo da liturgia particular das freiras cistercienses de Arouca e, em colaboração com Gerhard Doderer, a reavaliação dos órgãos portugueses dos finais do século XVIII e do seu repertório.

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Publicado

2014-12-20

Como Citar

Jordan, W. D. (2014). O códice de Las Huelgas: algumas teorias sobre a sua compilação e uso. Revista Portuguesa De Musicologia, 6, 7–82. Obtido de https://rpm-ns.pt/index.php/rpm/article/view/87

Edição

Secção

Artigos (revisto por pares)