Francisco Ignacio Solano no tricentenário do seu nascimento
DOI:
https://doi.org/10.57885/0042.rpmns.10/1.2023Resumo
Francisco Ignacio Solano, professor privado de música, violoncelista e autor teórico deixou uma marca profunda no seu tempo. Imprimiu seis livros diferentes em três décadas (1763-94) no campo da teoria musical. A minha aproximação a este autor alia os métodos biográfico e histórico com as técnicas de análise de dados como a análise documental e bibliográfica. As fontes utilizadas para esta proposta de biografia foram documentos produzidos durante o século XVIII, como registos de batismos, casamentos, óbitos, registos dos impostos, epistolografia dispersa por arquivos nacionais e estrangeiros e as próprias obras do autor.
Solano esteve no cerne de muitas questões teóricas; mostrou como ser um músico ao estilo italiano e como estar atualizado enquanto professor e músico na sociedade portuguesa do século XVIII. O autor e teórico usufruiu da modernidade do seu tempo, tendo sido, ele próprio, um motor dessa modernidade para os músicos portugueses durante sessenta anos.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2025 Revista Portuguesa de Musicologia

Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0.
						
							

