Intrecci teatrali tra Domenico Scarlatti e Filippo Juvarra a Lisbona e a Londra
Nuovi documenti
DOI:
https://doi.org/10.57885/0041.rpmns.10/1.2023Resumo
Baseado em documentos de arquivo inéditos, o artigo inicia com a revisão da cronologia da viagem de Domenico Scarlatti a Londres, datando-a de outono de 1719, aquando da sua mudança para Lisboa. Esta nova datação permite relacionar a passagem do músico por Inglaterra com a criação da Royal Academy of Music e a preparação da ópera inaugural representada em 1720. Aplicando esta nova perspetiva, a passagem por Londres do arquiteto e cenógrafo Filippo Juvarra, no verão de 1719, adquire também novas motivações. De facto, tanto Juvarra como Scarlatti partilhavam o interesse profissional pela produção teatral e a ampliação do mercado do teatro de ópera italiana que estava a ser promovido nos círculos aristocráticos da Europa. Estes interesses entrelaçados dos dois artistas, ambos de origem siciliana, são ainda mais significativos quando considerados à luz dos novos estudos sobre o papel da rainha de Portugal, a arquiduquesa austríaca Maria Ana de Habsburgo, na renovação do gosto musical e teatral na corte lisboeta. O artigo termina com um apêndice documental onde estão transcritas as notícias sobre Domenico Scarlatti na corte de Lisboa entre 1719 e 1724, escritas pelo representante austríaco Giuseppe Zignoni.
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