Intrecci teatrali tra Domenico Scarlatti e Filippo Juvarra a Lisbona e a Londra

Nuovi documenti

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DOI:

https://doi.org/10.57885/0041.rpmns.10/1.2023

Resumo

Baseado em documentos de arquivo inéditos, o artigo inicia com a revisão da cronologia da viagem de Domenico Scarlatti a Londres, datando-a de outono de 1719, aquando da sua mudança para Lisboa. Esta nova datação permite relacionar a passagem do músico por Inglaterra com a criação da Royal Academy of Music e a preparação da ópera inaugural representada em 1720. Aplicando esta nova perspetiva, a passagem por Londres do arquiteto e cenógrafo Filippo Juvarra, no verão de 1719, adquire também novas motivações. De facto, tanto Juvarra como Scarlatti partilhavam o interesse profissional pela produção teatral e a ampliação do mercado do teatro de ópera italiana que estava a ser promovido nos círculos aristocráticos da Europa. Estes interesses entrelaçados dos dois artistas, ambos de origem siciliana, são ainda mais significativos quando considerados à luz dos novos estudos sobre o papel da rainha de Portugal, a arquiduquesa austríaca Maria Ana de Habsburgo, na renovação do gosto musical e teatral na corte lisboeta. O artigo termina com um apêndice documental onde estão transcritas as notícias sobre Domenico Scarlatti na corte de Lisboa entre 1719 e 1724, escritas pelo representante austríaco Giuseppe Zignoni.

Biografia Autor

Giuseppina Raggi, Centro de Estudos Sociais / Universidade de Coimbra

Giuseppina Raggi è dottore di ricerca in storia dell’arte (Universidade de Lisboa e Università di Bologna, 2005). Specializzata sulla pittura murale di quadratura (architetture dipinte in prospettiva) dei secoli XVII e XVIII, negli anni ha poi concentrato i suoi studi sul Settecento e sulla relazione tra architettura, teatro e musica in Portogallo. In particolar modo, si sta dedicando ad approfondire il ruolo delle donne, così come delle comunità afrodiscendenti, in ambito artistico, architettonico e musicale. In anni recenti, si è occupata del soggiorno di Filippo Juvarra in Portogallo, rinnovando radicalmente la visione sulle dinamiche artistiche e architettoniche del regno di Giovanni V e portando alla luce il ruolo cruciale della regina, Maria Anna d’Asburgo nell’implementazione della nuova cultura musicale e teatrale. Nel 2021 ha pubblicato il libro O Projeto de D. João V. Lisboa ocidental, Mafra e o urbanismo cenográfico de Filippo Juvarra (Lisboa: Caleidoscópio) e ha coordinato con L. Soares Carneiro il volume Filippo Juvarra, Domenico Scarlatti e il ruolo delle donne nella promozione dell'opera in Portogallo (Roma, Artemide).

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Publicado

2025-06-11

Como Citar

Raggi, G. (2025). Intrecci teatrali tra Domenico Scarlatti e Filippo Juvarra a Lisbona e a Londra: Nuovi documenti. Revista Portuguesa De Musicologia, 10(1), 81–118. https://doi.org/10.57885/0041.rpmns.10/1.2023

Edição

Secção

Artigos (revisto por pares)