Conexões entre música e movimento corporal

Um estudo à luz das correspondências intermodais com participantes de um contexto universitário português

Autores

DOI:

https://doi.org/10.57885/0038.rpmns.10/1.2023

Resumo

A relação entre música e movimento corporal tem sido investigada sob diferentes perspetivas. No campo emergente das correspondências intermodais (Spence - Parise 2012), conhecido por evidenciar os diferentes mecanismos de interação e combinação entre modalidades sensoriais, esse tema tem, recentemente, ganhado espaço. Entretanto, alguns aspetos dessa relação ainda são pouco conhecidos, como por exemplo, o modo como esta relação é percebida na perspetiva do espectador, ou seja, de um indivíduo que observa outros num contexto que envolva música e movimento em simultâneo, como por exemplo, na dança. Sob esta perspetiva, o presente estudo apresenta uma investigação empírica que explora a relação entre cenas de movimento corporal e excertos musicais, quando mediadas por figuras de formas abstratas contrastantes. Trinta e quatro participantes portugueses (M = 25 anos, 18-45 anos, DP = 7,1) avaliaram o grau de correspondência entre quatro estímulos cinestésicos (cenas de movimento) e quatro estímulos auditivos (excertos musicais) através de um questionário. Os resultados indicaram que as cenas com movimentos mais rápidos, maior tensão e energia muscular obtiveram correspondência forte a muito forte com excertos musicais de carácter semelhantes — como, por exemplo, em Music of Changes /Cage (61,8 % e 70,6 %) —, enquanto cenas com movimentos mais lentos, menor tensão e energia muscular obtiveram correspondência forte a muito forte — como, por exemplo, em Prélude à l'après midi d'un Faune /Debussy (81,8 % e 67,7 %). Por fim, discutem-se as evidências de uma conexão não arbitrária entre os sentidos auditivo, cinestésico e visual, fortemente orientada pela partilha de qualidades inerentes tanto à música quanto ao movimento corporal, inspirando reflexões teórico-práticas nos campos da pedagogia, perceção e cognição musicais.

Biografias Autor

Cristiane Nogueira, LaMCI - LEC, CESEM / Faculdade de Ciências Sociais e Humanas / Universidade NOVA de Lisboa

Cristiane Nogueira é doutoranda em Ciências Musicais, na especialidade Ensino e Psicologia da Música na NOVA FCSH, e investigadora em formação no CESEM. Sua pesquisa está centrada na natureza multissensorial da música e sua intersecção com a corporeidade. Seus interesses de pesquisa incluem o ensino e pedagogia musical, cognição musical e desenvolvimento musical na infância. Bolsa de Doutoramento concedida pela FCT PD/BD/150597/2020.

Ana Isabel Pereira, LaMCI - LEC, CESEM / Faculdade de Ciências Sociais e Humanas / Universidade NOVA de Lisboa

Ana Isabel Pereira é Professora Auxiliar na NOVA FCSH e Professora Auxiliar Convidada na ESELx-IPL desde 2015. É membro integrado do CESEM e os seus principais interesses de investigação incluem o estudo da aprendizagem e desenvolvimento musical ao longo da vida, a arte na infância e a música na comunidade.

Helena Rodrigues, LaMCI - LEC, CESEM / Faculdade de Ciências Sociais e Humanas / Universidade NOVA de Lisboa

Helena Rodrigues é Professora Associada com agregação à NOVA FCSH. É uma das fundadoras do Laboratório de Música e Comunicação na Infância (LAMCI) do CESEM e da Companhia de Música Teatral. Foi Investigadora Bolseira na Real Academia Flamenga da Bélgica para as Ciências e as Artes. Coordenou os projetos Opus Tutti e GermInArte, ambos dedicados à música na infância e na primeira infância.

Downloads

Publicado

2025-06-11

Como Citar

Nogueira, C., Isabel Pereira, A., & Rodrigues, H. (2025). Conexões entre música e movimento corporal: Um estudo à luz das correspondências intermodais com participantes de um contexto universitário português. Revista Portuguesa De Musicologia, 10(1), 11–36. https://doi.org/10.57885/0038.rpmns.10/1.2023

Edição

Secção

Dossier Temático (revisto por pares)