Conexões entre música e movimento corporal
Um estudo à luz das correspondências intermodais com participantes de um contexto universitário português
DOI:
https://doi.org/10.57885/0038.rpmns.10/1.2023Resumo
A relação entre música e movimento corporal tem sido investigada sob diferentes perspetivas. No campo emergente das correspondências intermodais (Spence - Parise 2012), conhecido por evidenciar os diferentes mecanismos de interação e combinação entre modalidades sensoriais, esse tema tem, recentemente, ganhado espaço. Entretanto, alguns aspetos dessa relação ainda são pouco conhecidos, como por exemplo, o modo como esta relação é percebida na perspetiva do espectador, ou seja, de um indivíduo que observa outros num contexto que envolva música e movimento em simultâneo, como por exemplo, na dança. Sob esta perspetiva, o presente estudo apresenta uma investigação empírica que explora a relação entre cenas de movimento corporal e excertos musicais, quando mediadas por figuras de formas abstratas contrastantes. Trinta e quatro participantes portugueses (M = 25 anos, 18-45 anos, DP = 7,1) avaliaram o grau de correspondência entre quatro estímulos cinestésicos (cenas de movimento) e quatro estímulos auditivos (excertos musicais) através de um questionário. Os resultados indicaram que as cenas com movimentos mais rápidos, maior tensão e energia muscular obtiveram correspondência forte a muito forte com excertos musicais de carácter semelhantes — como, por exemplo, em Music of Changes /Cage (61,8 % e 70,6 %) —, enquanto cenas com movimentos mais lentos, menor tensão e energia muscular obtiveram correspondência forte a muito forte — como, por exemplo, em Prélude à l'après midi d'un Faune /Debussy (81,8 % e 67,7 %). Por fim, discutem-se as evidências de uma conexão não arbitrária entre os sentidos auditivo, cinestésico e visual, fortemente orientada pela partilha de qualidades inerentes tanto à música quanto ao movimento corporal, inspirando reflexões teórico-práticas nos campos da pedagogia, perceção e cognição musicais.
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