Martha Tupinambá de Ulhôa, Aspectos sobre a valsa no Rio de Janeiro no longo século XIX (Rio de Janeiro, Fólio Digital, 2022) e Carlos Alberto Figueiredo, O Orpheon Carlos Gomes 1897-1900

Autores

  • David Cranmer CESEM/IN2PAST / Faculdade de Ciências Sociais e Humanas / Universidade NOVA de Lisboa

DOI:

https://doi.org/10.57885/0031.rpmns.9/2.2022

Resumo

Recensão: Martha Tupinambá de Ulhôa, Aspectos sobre a valsa no Rio de Janeiro no longo século XIX: De folhetins, música de salão e serestas (Rio de Janeiro, Fólio Digital, 2022), 246 pp., ISBN: 9786586911336 e Carlos Alberto Figueiredo, O Orpheon Carlos Gomes 1897-1900: Uma sociedade musical na belle époque do Rio de Janeiro (São Paulo, e-galáxia, 2022), 350 pp., ISBN: 9786587639734

Biografia Autor

David Cranmer, CESEM/IN2PAST / Faculdade de Ciências Sociais e Humanas / Universidade NOVA de Lisboa

David Cranmer musicólogo anglo-português, é membro do CESEM, NOVA-FCSH, e do laboratório interuniversitário IN2PAST, bem como cofundador e coordenador do Caravelas – Núcleo de Estudos da História da Música Luso-Brasileira. Os seus diversos interesses de investigação incluem a música em Portugal e no Brasil desde o século XVIII até inícios do século XX, a catalogação de arquivos e bibliotecas musicais, o compositor luso-brasileiro Marcos Portugal, Camille Saint-Saëns e os Fêtes des Arènes, Béziers (1898-1926). Editor, autor ou co-autor de diversos livros, capítulos de livros, etc., é igualmente organista titular da Igreja Anglicana de St George, em Lisboa (1982-), e pianista.

Downloads

Publicado

2024-11-07

Como Citar

Cranmer, D. (2024). Martha Tupinambá de Ulhôa, Aspectos sobre a valsa no Rio de Janeiro no longo século XIX (Rio de Janeiro, Fólio Digital, 2022) e Carlos Alberto Figueiredo, O Orpheon Carlos Gomes 1897-1900. Revista Portuguesa De Musicologia, 9(2), 413–418. https://doi.org/10.57885/0031.rpmns.9/2.2022

Edição

Secção

Recensões: Livros