Tópicos nas Cirandas: um olhar para o texto e o contexto das pequenas peças de Heitor Villa-Lobos
DOI:
https://doi.org/10.57885/0026.rpmns.9/2.2022Resumo
As dezesseis pequenas peças que compõem as Cirandas constituem-se como um marco no repertório para piano do compositor brasileiro Heitor Villa-Lobos. Compostas na efervescência modernista e nacionalista que circundava o cenário artístico brasileiro da década de 1920, as Cirandas são caracterizadas pelo diálogo simbiótico entre uma série de citações de melodias folclóricas infantis e o entorno criativo proposto por Villa-Lobos. Nesta relação dialógica entre diferentes textos musicais, o olhar para os contextos configura-se não só como recurso essencial para compreender a própria obra, mas como parte integrante da mesma, sendo referenciado também na própria estrutura musical das pequenas peças. Nesse sentido, a teoria dos tópicos constitui-se como método proveitoso de análise e os tópicos como figuras musicais características que comportam esta relação fluida entre análise estrutural e contextos. Assim, neste artigo propõe-se articular estas duas esferas, texto(s) e contexto(s), a partir de três temáticas – nacionalista, infantil e luso-brasileira – as quais, em intersecção com os tópicos, apresentam uma nova perspectiva sobre as Cirandas e o seu entorno.
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