A música na Igreja do Loreto em Lisboa, entre 1755 e 1785:

As cerimónias religiosas, entre abalos sísmicos e políticos

Autores

  • Carla Minelli INET-md / Faculdade de Ciências Sociais e Humanas / Universidade NOVA de Lisboa

DOI:

https://doi.org/10.57885/0024.rpmns.9/2.2022

Resumo

A Igreja do Loreto (Lisboa) foi fundada pela comunidade italiana, no início do século XVI. Chamada também Igreja dos Italianos, gozava da isenção da jurisdição do Patriarcado de Lisboa, dependendo diretamente do Papa e, em Lisboa, do Núncio Apostólico. Destruída pelo incêndio que deflagrou depois do terremoto de 1755, com exceção do arquivo e da sacristia, no fim da década de 1750 a igreja retomou as celebrações na sacristia, comemorando de forma solene as festividades mais importantes do calendário litúrgico. O foco deste artigo são as cerimónias solenes e a sua música, organizadas entre 1755 e 1785, na Igreja do Loreto. Da análise dos documentos do seu arquivo surgiram algumas dúvidas e questões, visto que a maioria das celebrações solenes de grande relevo e de natureza política (nomeações e exéquias de papas e monarcas), tinha sido realizada entre 1773 e 1777. Porquê? Era apenas por uma questão económica, devido à grande destruição causada pelo terremoto? Houve extravios de documentos ou realmente algumas datas/personagens importantes não foram comemoradas? Cruzando a análise dos documentos do arquivo com elementos históricos, sobressaíram dados importantes: a partir de 1755, a organização das cerimónias da Igreja dos Italianos foi moldada por dois tipos de abalos, um de natureza sísmica e outro de caráter político.

Biografia Autor

Carla Minelli, INET-md / Faculdade de Ciências Sociais e Humanas / Universidade NOVA de Lisboa

Carla Minelli estudou Flauta Transversal e Musicologia na Universidade de Bologna, com dissertação na área da Paleografia Musical. Desde 1997 vive em Lisboa. Em 2014, doutorou-se em Etnomusicologia (Departamento de Ciências Musicais da FCSH-UNL) com dissertação sobre a renovação do processo festivo e da sua música em Portugal. Em 2015, começou a estudar os antigos documentos do arquivo da Igreja do Loreto, de que inventariou também o antigo repositório musical. É professora de Educação Musical no Agrupamento Escolas Eça de Queirós de Lisboa.

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Publicado

2023-09-29

Como Citar

Minelli, C. (2023). A música na Igreja do Loreto em Lisboa, entre 1755 e 1785: : As cerimónias religiosas, entre abalos sísmicos e políticos. Revista Portuguesa De Musicologia, 9(2), 243–266. https://doi.org/10.57885/0024.rpmns.9/2.2022

Edição

Secção

Artigos (revisto por pares)