A Proposta Tessaradecatónica de Sampaio Bruno

Autores

  • Tiago Cortez Investigador independente

DOI:

https://doi.org/10.57885/0025.rpmns.9/2.2022

Resumo

Sampaio Bruno (1857-1915), filósofo e escritor português propôs, no início do século vinte, um sistema de afinação musical heterodoxo que divide a oitava em catorze partes. O sistema é apresentado no opúsculo Théorie exacte et notation finale de la musique e, para o testar, pelo menos um instrumento musical terá sido construído. Esta proposta de divisão da oitava apresenta idiossincrasias distintivas. Aspirando sobretudo a proporcionar alguma luz sobre tais particularidades, o presente artigo aborda três tópicos. Primeiro, expõe alguma investigação associada à busca e compilação de documentação sobre o assunto, assim como do instrumento referido. Segundo, aspira a promover o estudo da proposta de Bruno em si mesma sob uma perspetiva da teoria musical. Finalmente, é realizado um esforço de compreensão de possíveis implicações filosóficas desta teoria, num espírito de sugestão de caminhos, quem sabe úteis a um espectro disciplinar mais amplo.

Biografia Autor

Tiago Cortez, Investigador independente

Tiago Cortez nasceu no Porto, onde se formou em piano no Conservatório de Música do Porto e na ESMAE. Estudou em Barcelona ao abrigo do programa Erasmus. No Porto frequentou o curso livre de Composição e completou o Mestrado em Composição e Teoria Musical. Leciona e acompanha ao piano em diversas escolas de música.

Downloads

Publicado

2023-09-29

Como Citar

Cortez, T. (2023). A Proposta Tessaradecatónica de Sampaio Bruno. Revista Portuguesa De Musicologia, 9(2), 267–294. https://doi.org/10.57885/0025.rpmns.9/2.2022

Edição

Secção

Artigos (revisto por pares)